Logo CNA

Piauí

Fórum reforça a importância da defesa sanitária animal para que o Piauí alcance o status de livre de febre aftosa sem vacinação
Unnamed 12 768x402

O fórum destacou a importância do fortalecimento do serviço de defesa sanitária animal para que todo o estado alcance o status de livre de febre aftosa sem vacinação

6 de dezembro 2022

O 3º Fórum Piauiense de Vigilância para a Febre Aftosa foi promovido na manhã desta segunda-feira (05), no auditório do SENAR localizado no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, durante as festividades da 71° Expoapi, a maior feira agropecuária do Norte/Nordeste. O fórum destacou a importância do fortalecimento do serviço de defesa sanitária animal para que todo o estado alcance o status de livre de febre aftosa sem vacinação.

“O fórum teve por objetivo repassar e orientar os criadores, estudantes, profissionais e população sobre o plano estratégico de vigilância para a febre aftosa, repassando seu status, a programação a ser seguida e as responsabilidades dos setores públicos e privados para podermos, no futuro, alcançarmos o status de livre de febre aftosa sem vacinação” explicou o Gerente de Defesa Animal da Adapi, FEA Idílio Moura.

O Dr. Reginaldo Veloso, médico veterinário e coordenador da Rede E-Tec do Senar Piauí, destacou o papel do setor produtivo no processo de suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a importância da criação de um fundo privado.

“Esse fórum foi de suma importância, pois tivemos a oportunidade de discutir a situação da aftosa no estado, a nível de nordeste, onde neste momento, estamos passando por um momento de transição. A idéia é controlar a febre aftosa, sem vacinação, e o produtor tem uma missão de ficar vigilante caso apareça algum caso de suspeita de febre aftosa na sua fazenda, mesmo com a retirada da vacinação, como também criar um fundo privado, para que esse recurso futuramente venha subsidiar, caso precise fazer o sacrifício do animal”, explicou Dr. Reginaldo Veloso.

Na ocasião, estiveram presentes produtores rurais de Jardim do Mulato atendidos pela ATeG pelo Projeto Agronordeste II, técnicos da área e alunos das ciências agrárias que estudam na UESPI e em faculdades privadas da capital que puderam conhecer e esclarecer dúvidas sobre: Plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, Situação atual do programa de vigilância para a febre aftosa no Piauí e o papel do setor produtivo no processo de suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

As palestras foram ministradas pela Fiscal Estadual Agropecuária e coordenadora do PNEFA, Dra Simone Lima e o Dr Reginaldo Veloso, Coordenador Regional da rede e-Tec do Senar Piauí.

“Para o ano de 2023, temos a meta de realização de mais 7 fóruns distribuídos em várias regiões do estado para, em parceria com o grupo gestor, darmos mais esclarecimentos a todos os criadores e técnicos envolvidos na cadeia produtiva, para consolidarmos o compromisso de avançar ao status “livre sem vacinação” o mais rápido possível, cumprindo as metas estabelecidas pelo MAPA” – Diretora Geral da Adapi, FEA Alexsandra Carvalho.

Após o fórum, os produtores, técnicos e alunos foram circular no parque de exposições para conhecer os animais que estão em exposição e as inovações tecnológicas que estão sendo apresentadas durante a exposição.

Unnamed 13 768x576