Logo CNA

Foniagro lança manual de boas práticas para as Cadecs
Card Manual CADEC square 01

Documento foi aprovado na primeira reunião de 2021 do Fórum Nacional de Integração (Foniagro)

28 de maio 2021
Por CNA

Brasília (28/05/2021) – Os representantes das cadeias produtivas de aves e suínos realizaram nessa sexta (28), a primeira reunião de 2021 do Fórum Nacional de Integração (Foniagro). O objetivo foi aprovar o Manual de Boas Práticas para as Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).

As Cadecs são canais de convivência responsáveis por balizar a relação contratual entre produtores (integrados) e agroindústria (integradoras), segundo prevê a Lei de Integração (13.288/2016).

O manual pretende ampliar a transparência nesses canais, garantir o melhor alinhamento e simetria das informações, além de fortalecer e contribuir para que a relação de integração seja desenvolvida como determina a legislação.

O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Machado, apresentou o manual aos participantes e destacou as bases para o bom funcionamento de uma Cadec. O documento foi construído pelos técnicos das entidades representativas dos produtores e das agroindústrias integradoras.

Os presidentes da CNA, João Martins, e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, ressaltaram a união de esforços para a elaboração do manual que foi fruto do amadurecimento no relacionamento entre as entidades. Afirmaram ainda que o documento é um passo importante para que as Cadecs possam cumprir seu papel na representatividade dos elos da cadeia e no cumprimento da Lei da Integração.

As entidades também discutiram uma agenda permanente para monitorar a implantação das boas práticas previstas no manual, manter aberto o canal de comunicação entre CNA e a ABPA e retomar as discussões sobre a metodologia de cálculo do valor de referência.

Estavam presentes na reunião os membros do Foniagro. Representando os produtores, o presidente da CNA, João Martins, José Zeferino Pedrozo (CNA) e Iuri Pinheiro (CNA), Adroaldo Hoffmann (ABAI), Fernando Ribeiro (ABAI), Marcelo Lopes (ABCS). Pela agroindústria, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, Marcelo Osório (ABPA), Antônio Carlos Costa (AVIMIG), Fábio Stumpf (BRF) e José Antônio Ribas (ACAV).

Para ter acesso ao documento, acesse https://www.cnabrasil.org.br/a... e baixe o Manual.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas