Logo CNA

Maranhão

Fip Paisagens Rurais realça produtividade em fazenda de Presidente Dutra

Fip Paisagens Rurais realça produtividade em fazenda de Presidente Dutra

20 de outubro 2022

Por: SENAR MA

Gledes Manoel de Brito Morais, é empresário do ramo da construção civil e agora investe na produção rural. Há alguns anos morando em São Paulo onde foi buscar melhor condição de vida, agora ele retorna com o desejo de investir no setor que mais tem crescido no Brasil.

E foi em Presidente Dutra, sua terra natal, que Gledes iniciou os seus negócios no segmento rural. Na fazenda que leva o nome da filha: Mariana de Morais, ele recebe Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) por meio do programa Fip Paisagens Rurais desde julho de 2020.

O atendimento é feito pelo engenheiro agrônomo e técnico de campo, Jair da Costa Gaspar, que implementou a mineralização do rebanho, melhorou a estrutura da fazenda com aumento o número de cochos e da construção de cercas, manejo de pastagem, recuperação de algumas áreas através da aplicação de herbicida e adubação foliar, além do manejo reprodutivo e foliar.

Na fazenda, onde iniciou com a atividade de bovinocultura de corte, com apenas 30 cabeças, agora conta com 280, sendo 89 bezerros. Com a presença do Senar em sua propriedade, o trabalho dele se fortaleceu e viu a pujança nos negócios adquirindo segurança e investindo cada vez mais, na criação de açudes para abastecer o gado com água o ano todo.

Áreas de Preservação Permanente

Em seus 117 hectares de terra, Gledes possui uma nascente e uma grota temporária onde entrou no processo de recuperação da área de vegetação nativa, com orientação técnica do Senar, cercamento da APP (Áreas de Preservação Permanente).

Jair Gaspar garante a boa aceitação da intervenção tecnológica feita na propriedade, onde o produtor rural mostra consciência ambiental. A proposta agora é criar um cinturão verde, tratar o olho d’água que está sendo cercado para evitar a circulação dos animais no local. Outro ponto a ser destacado é fazer o reflorestamento na propriedade, no equivalente a 120 hectares.

“Os resultados do trabalho da Ateg aqui na fazenda são os melhores possíveis. Tivemos altos e baixos na produção, mas agora já temos um manejo diferente. A importância do Senar é muito grande no setor do agronegócio, principalmente ao pequeno produtor e para quem está começando. Estou muito satisfeito e quero aproveitar a oportunidade para agradecer o time do Senar que é essencial para ajudar no fortalecimento do nosso negócio”, afirmou o produtor presidutrense.

O técnico Jair, ressalta o trabalho que vem sendo feito na propriedade. Ele salienta que as técnicas foram sendo aplicadas de acordo com a necessidade da fazenda. Inicialmente nós fizemos o diagnóstico, para em seguida, focar nas áreas de pastagens, onde observamos que que o manejo era bastante deficiente.

“Com todas as alterações que fizemos, tivemos os melhores resultados. É claro que a gente tem que agradecer ao produtor que sempre apoiou a equipe técnica Se não fosse essa consciência, a gente não teria conseguido. O produtor foi o carro-chefe para isso”, afirmou Gaspar, satisfeito com os resultados de um trabalho feito em parceria com a zootecnista, Itamara Gomes de França que apostou no manejo reprodutivo e nutricional.

C33e3bd5 4a2c 40d2 84de 403eb31fc91c