Logo CNA

Mato Grosso

Ferramentas de gestão melhoram indicadores de propriedades em Mato Grosso
19102020031532

o Senar-MT também oferta uma qualificação como Gestor Rural. Com carga horária mais extensa, o treinamento possui 10 módulos e os participantes aprendem sobre planejamento estratégico, recrutamento, gestão de pessoas e liderança

20 de outubro 2020

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Em outubro, há nove anos, Alvair Ramos comprava uma propriedade rural. Nascida no campo, os conhecimentos que utilizava para gerir a propriedade vieram das vivências com o pai. Mas, foi no início deste mês que a produtora aprendeu uma nova forma de gestão. E, assim, ela começa o 9º ano como produtora rural com uma bagagem maior de conhecimento.

Alvair participou do curso Administração de pequenas propriedades rurais, realizado pelo Sindicato Rural de Guiratinga em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A produtora saiu deslumbrada com o aprendizado que adquiriu.

"Apesar de ter 48 anos de roça, só agora eu vou começar a administrar a propriedade, porque eu não tinha esse conhecimento. Antes eu era produtora e agora vou ser empresária rural", enfatiza. Alvair cria suínos, galinhas, vacas de leite, vacas de engorda e possui uma horta.

Dentre os problemas estava a precificação dos produtos. "Eu não entendia isso. Achava que a gente colocava o preço que queríamos, mas agora vamos seguir o mercado".

Para o presidente do Sindicato Rural de Guiratinga, Daniel Guimarães Borges a capacitação possibilita a viabilidade da propriedade rural. "Antes os produtores administravam de forma diferente, mas hoje já mudou muita coisa. Se tiver uma gestão sem controle, as pequenas propriedades ficam inviáveis", enfatiza.

Segundo a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Silvia Tartari, os produtores devem enxergar a propriedade como uma empresa. "É uma mudança de cultura para conseguir visualizar a empresa de forma geral, anotar gastos, saída e entrada de dinheiro, para saber o real lucro da propriedade".

Médio e grande porte - Além deste treinamento, o Senar-MT também oferta uma qualificação como Gestor Rural. Com carga horária mais extensa, o treinamento possui 10 módulos e os participantes aprendem sobre planejamento estratégico, recrutamento, gestão de pessoas e liderança, dentre outros.

Geralmente participam produtores rurais de médio porte ou gestores de grandes grupos. Neste mês de outubro há uma turma em andamento em Campo Novo do Parecis. A previsão para conclusão é 28 de novembro. De acordo com o administrador e instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Roberson Passos, um dos módulos é gestão de processos que ensina a ter uma rotina produtiva na fazenda. "Eles aprendem que alguns processos têm prioridades sobre outros, iniciando o trabalho pelo que realmente é mais importante".

Além disso, os gestores são ensinados quanto ao recrutamento e desligamento de pessoal, dando base ao produtor para que ele faça um bom processo de seleção. "Muitas vezes a falta de mão de obra qualificada deve-se a um processo de recrutamento amador e essas contratações equivocadas geram custos que poderiam ser evitados".