Logo CNA

Minas Gerais

Feira Nacional de Artesanato reune casos de sucesso no Empório SENAR em Minas Gerais

9 de dezembro 2019

Por: SENAR MINAS

Acontece até domingo, dia 8, a 30ª Feira Nacional de Artesanato, que está ocupando a maior parte do Epominas, em Belo Horizonte.

Participante tradicional do evento, considerado o maior da América Latina no segmento, o Sistema Faemg / Senar Minas esteve novamente presente com o Empório Senar, onde 16 ex-participantes dos treinamentos estão comercializando doces, queijos e derivados do leite diversos, quitantas, artesanato e cosméticos.

O Empório também concentra vários casos de sucesso, como o queijeiro Hélder Falcão, de Douradoquara. Participando pela primeira vez da Feira Nacional de Artesanato, ele conta que aprendeu a fazer queijos há apenas dois anos, mas hoje já está se preparando para levar seu produto para a Espanha, a convite de um interessado de Zaragoza.

Empório SENAR - Feiran Nacional de Artesanato 2019 - SENAR MINAS

Hélder Falcão

Hélder, paraibano de nascimento e arquiteto de formação, conta que tudo começou quando, cansado da correria da vida na cidade, decidiu tirar um ano sabático e foi para a Amazônia. Depois de muito aprender lá, ele voltou para morar no interior de Minas. A produção começou com a qualidade do leite: "Produzimos os queijos na fazenda da família da minha esposa. Com os cursos do Senar , conseguimos aumentar o número de vacas e a quantidade do leite, assim como a qualidade. Também já fiz os cursos de Boas Práticas de Fabricação e de Maturação de Queijos, que achei de altíssima qualidade", conta.

A Queijos Falcão investiu em sabores variados, como queijos com castanhas e mel, e colheu prêmios inclusive no Mundial de Queijos da França e no Mundial realizado em Araxá este ano. Satisfeito, Hélder conta que vários compradores estrangeiros já fizeram contato com ele, interessados nos sabores únicos que produz, até mesmo para produzi-los em grande escala: "Um grupo de chineses queria que eu patenteasse o sabor para eles levarem e produzirem industrialmente, mas eu não quis. Desse jeito ele não seria mais artesanal", explica.

O queijeiro ainda tem mais planos: quer que o seu sucesso seja um exemplo para os colegas produtores rurais de que, com capacitação e dedicação, é possível ter êxito na produção. "Para eles, parece impossível vender um queijo ao preço que vendemos hoje. Eles não acreditam. Mas quero mostrar para eles que é possível, e os cursos do Senar estão aí para isso", diz.

Empório SENAR - Feira Nacional de Artesanato - SENAR MINAS

Siméia Moreira

Na outra ponta do Empório, Silméia Moreira, doceira de Governador Valadares, também tinha motivos para comemorar. Entre 2018 e 2019, ela foi premiada três vezes na Festa do Inhame em Inhapim, com receitas doces e salgadas fabricadas exclusivamente com o tubérculo: "Faço tudo com ele - leite, leite condensado, pão. Ganhei duas vezes com as sobremesas, um sorvete frito e um doce que pode ser recheado com várias opções e uma vez com um prato salgado, uma torta de pão de forma onde até o pão é feito de inhame", detalha.

No Empório, sua marca, a D'Lis, oferecia geleias, compotas e doces em pasta, já embalados para presente, inclusive. "Aprendi a fazer doces com o Senar . As receitas que apresentei nos concursos foram uma evolução do meu aprendizado", conta a doceira, que tem também é amuito atuante em associações de artesãos e produtores da região.

Mesmo sendo apenas o segundo dia de Feira, expositores como a artesã Laura Silva, de Morro da Garça, já tinham vendido praticamente todos os produtos que levaram. Outros mal podiam parar para as fotos, devido ao fluxo de pessoas no estande. Os participantes estão otimistas e acreditam que o movimento ainda vai melhorar bastante até domingo, quando a feira termina.

Empório SENAR - Feira Nacional de Artesanato - SENAR MINAS

Laura Silva

Matérias Relacionadas