Logo CNA

São Paulo

Faesp/Senar-SP participa de uma das maiores feiras de aquicultura do País, a Aquishow
Aquishow

Durante a feira, serão promovidos cursos, palestras, degustação de aperitivos e ainda um sistema de aquaponia para divulgar ações de formação profissional

22 de maio 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

O Sistema Faesp/Senar-SP (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) participa entre os dias 23 e 26 de maio da 12ª Aquishow Brasil, evento que reúne a cadeia produtiva da aquicultura no Instituto da Pesca, em São José do Rio Preto/SP. O estande da FAESP na feira (número 87) será coordenado pelo Sindicato Rural de São José do Rio Preto, com degustação de aperitivos preparados por alunos do SENAR-SP no curso “Processamento caseiro de carne de peixes”.

O estande terá ainda demonstração de um sistema de Aquaponia e apresentação das ações da entidade na área de piscicultura. O instrutor do SENAR-SP há 30 anos Manuel Braz dará orientações aos visitantes a respeito dos cursos da entidade e será responsável pelas palestras “Aquaponia”, “Piscicultura - cultivo em tanque escavado” e “Produção de tilápia em tanque rede”.

Na tarde do dia 23/05, às 14h, a FAESP/SENAR-SP participará da programação institucional na sala 1 com a palestra “Regularização ambiental da atividade de piscicultura”, com Estela Megiani, especialista em Gestão Ambiental e Aquicultura. Ela estará ainda no estande ao longo do evento para dar informações aos interessados a respeito de regularização ambiental (RGP, IBAMA, licenciamento, anuência da concessionária, outorga), projetos aquícolas (escolha da área e aspectos gerais do planejamento para um projeto aquícola) e intervenção em Área de Proteção Ambiental (aspectos legais).

Participante do “Programa Novo Olhar” do SENAR-SP preside cooperativa que lança na Aquishow peças confeccionadas com couro de tilápia

A Cooperativa Mulheres à Frente (COOPEMAF), do município de Presidente Epitácio, trabalha desde 2022 no curtimento e tingimento da pele de peixes. Mas a ideia do projeto começou anos antes, quando Katia Mastroto (hoje presidente da cooperativa) participou do Programa Novo Olhar e ampliou contatos com outras mulheres que estavam estudando soluções para processar o couro da tilápia, e juntas desenvolveram técnicas inovadoras e criativas.

Imagem

Além de Katia Mastroto, o grupo é formado por Vera Lúcia, Katia Nojima, Rosemeire, Silvânia, Ariene e Luís – o único homem do grupo –, trabalhando em parceria com pequenos artesãos para a criação de cintos, chaveiros, bolsas, carteiras e outras peças. A cooperativa vai lançar os produtos à base de couro de tilápia durante o evento, na botique da AQUISHOW com o nome MF COUROS.

Serviço:

O que: 12ª Aquishow Brasil

Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita técnica externa)

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca – Avenida Aberlado Menezes, s/nº, zona rural de São José do Rio Preto/SP

Mais informações e programação completa: www.aquishowbrasil.com.br

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas