Logo CNA

Sergipe

Faese volta a discutir melhorias para o mercado da carne bovina em Sergipe
Reuniao faese seagri e sefaz

reunião ocorreu na última segunda-feira, 8, na sede da Sefaz/SE

9 de janeiro 2024

Por: Ascom Faese/Senar

Fonte: Ascom Faese/Senar

A Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), representando os produtores rurais da pecuária de corte sergipanos, se reuniu nessa segunda-feira, 8, com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri) e a Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE) para retomar as discussões sobre as melhorias no mercado da carne bovina em Sergipe, pauta que já vem sendo debatida desde o ano passado entre as entidades.

O foco da reunião foi a possibilidade da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as operações interestaduais com bovinos para abate em Pernambuco, estado que compra os gados que os produtores sergipanos não conseguem comercializar no mercado interno, aqueles cujo peso é abaixo de 600 kg.

“A reunião foi muito proveitosa. Apresentamos a eles a situação que ocorre em outros estados, a exemplo de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foram discutidas algumas possibilidades. No entanto, a secretaria fará todas as análises pertinentes ao caso e em breve teremos uma posição. Mas acreditamos na sensibilidade e no bom senso do governador de que essa redução possibilita uma regulação do mercado que, hoje, está saturado”, afirma o presidente da Faese, Ivan Sobral.

Caso atendido, esse pleito não somente irá garantir o melhor escoamento da produção da pecuária de corte, mas também elevará a competitividade e profissionalização dos empresários, elevando o valor do produto final e proporcionando bonificação/agregação de valor. Assim como dará aos produtores a oportunidade de receber o valor da sua produção à vista; segurança para ampliar seus investimentos; aumentar o número de pequenos confinamentos e o de animais já existentes, com a garantia de mais empregos, diretos e indiretos, com a espiral positiva do aquecimento da economia local na base.

Na ocasião, participaram da reunião o presidente e o superintendente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral e Denio Leite, respectivamente; o secretário executivo da Sefaz, Laercio Marques; a zootecnista da Seagri, Annelise Aragão; o deputado estadual Marcelo Sobral e alguns produtores rurais.

A pauta

No dia 6 de novembro de 2023, a Faese enviou um ofício ao Governo de Sergipe, à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri) e à Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE), solicitando a isenção do imposto sobre as operações de saída interestadual dos bovinos vivos, destinados ao abate, como já vem sendo feito em outros estados. Foi sugerida a isenção do imposto ou a adoção de uma política compensatória.

No dia 9 do mesmo mês, a Federação se reuniu com o secretário de Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva, o presidente da Emdagro Gilson dos Anjos e produtores rurais da pecuária de corte e ficou definido que o pleito passaria por uma avaliação técnica para verificar a viabilidade.

Já no dia 20 de dezembro de 2023, a Faese e pecuaristas estiveram no gabinete no deputado estadual Marcelo Sobral, quando ficou definida essa nova reunião realizada nesta segunda-feira (08)