Logo CNA

Santa Catarina

Faesc participa da abertura da colheita do arroz em Santa Catarina
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Tubarão realiza os maiores eventos da cadeia produtiva

13 de fevereiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A safra brasileira 2022/2023 de arroz tem uma produção estimada de 10,3 milhões de toneladas, conforme projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outro indicador favorável do setor é de que a produtividade das lavouras foi avaliada em 7 toneladas por hectare, o que representa 5,8% superior ao comparativo com a temporada passada. Pela importância dessa cadeia produtiva a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) apoiou a realização da 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no estado e do 3ª Dia de Campo da Copagro, que aconteceram recentemente no Campo Demonstrativo da cooperativa agropecuária, em Tubarão.

Participaram dos eventos mais de 500 produtores de arroz e lideranças ligadas ao agronegócio, que acompanharam uma série de vitrines demonstrativas das culturas de arroz, milho, soja e forragens. A programação contemplou visitas técnicas, palestras, consultoria técnica de especialistas e lançamento da Epagri do novo Boletim Técnico da cultura do arroz irrigado de Santa Catarina, com os resultados das mais avançadas pesquisas do setor.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou que Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do país e tem a maior média de produtividade do Brasil. “Esses eventos realizados em Tubarão proporcionaram troca de experiências, aprendizado e discussões sobre a cadeia produtiva do grão. Além do fortalecimento dessa importante atividade econômica”, analisou. A estimativa para a safra atual no território catarinense é de 1,2 milhão de toneladas do cereal, produzidas em 147 mil hectares.

Representaram a Faesc o presidente do Sindicato Rural de Tubarão, Maicon dos Reis Soares, que também integrou a comissão organizadora dos eventos, e o presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Rogerio Pessi.

O evento foi uma promoção da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (COPAGRO), Epagri e Farmer Up Consultoria, com apoio de diversas entidades.

DADOS ECONÔMICOS

Em 2022, Santa Catarina exportou US$ 4,08 milhões em arroz, o que representa 8,6 mil toneladas.