Logo CNA

Santa Catarina

Faesc fortalece atuação das CADECs de SC com assessoria técnica e jurídica gratuita
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

As CADECs catarinenses são orientadas e assessoradas pelo Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com os Sindicatos Rurais e entidades do agronegócio. 

16 de maio 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Criadas pela Lei da Integração (Lei 13.288/2016) para promover a transparência na relação contratual entre produtores integrados e agroindústrias, as CADECs (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração) vêm conquistando cada vez mais protagonismo em Santa Catarina. As CADECs catarinenses são orientadas e assessoradas pelo Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com os Sindicatos Rurais e entidades do agronegócio.

O serviço de atendimento às demandas das CADECs acontece desde outubro de 2020 quando a Faesc montou estrutura de assessoria técnica e jurídica para atender, gratuitamente, suinocultores, avicultores e fumicultores. A iniciativa surgiu para fortalecer e organizar a representatividade dos produtores rurais integrados; assessorar e estruturar as CADECs em Santa Catarina, incentivar e orientar para legalização jurídica dos produtores integrados das cadeias da fumicultura, suinocultura e da avicultura. O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre a Lei de Integração, assessorar em todo o processo de constituição de fato e de direito das CADECs, etc.

Desde então, os consultores mantêm agenda de atendimento gratuito. No último mês diversas reuniões foram realizadas para levantamento de custo de produção, análise de planilhas, entre outras pautas.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , a entidade prioriza estratégias para manter cada vez mais organizada a representatividade dos produtores rurais integrados. “Contamos com equipes preparadas para esclarecer dúvidas sobre a Lei de Integração, assessorar todo o processo de constituição de fato e de direito das CADECs e sobre o contrato de integração, mediar as negociações com as agroindústrias referentes aos pontos em que não ocorreram consenso, disponibilizar modelos de edital, atas, regimento, lista de presença, cartas, entre outros”.

Além disso, o levantamento do custo de produção é feito com prestadores de serviços credenciados pelo Sistema Faesc/Senar. A entidade também disponibiliza, em parceria com os Sindicatos Rurais, as estruturas das entidades sindicais para as reuniões, capacitação de todos os membros das CADECs e demais produtores integrados, além de ensinar técnicas de negociação e gestão dos custos de produção, entre outros.

Pedrozo salienta que a coleta e a sistematização dos custos de produção são importantes, pois oportunizam fornecer aos produtores integrados uma referência real das respectivas atividades, permitindo um controle mais efetivo e a gestão do negócio. Além disso, o levantamento pode ser usado em negociações com a agroindústria integradora por meio das CADECs.

O papel institucional da Faesc é criar e promover um ambiente de diálogo. “Queremos equilibrar a relação entre produtores integrados e integradora, encontrar consenso e, acima de tudo, buscar soluções para que os dois lados – produtores e agroindústria – tenham sustentabilidade na sua atividade”, enfatiza o presidente.

APOIO ÀS CADECS

Para prestar os serviços e atender às demandas técnicas, o Sistema Faesc/Senar-SC conta com o trabalho dos consultores técnicos Vanderlei Zanini e Renato Adílio Rodrigues. Além disso, a Faesc oferece o curso on-line no Portal de Educação a Distância ( https://eadsc.senar.com.br ) para que os produtores integrados do sistema agrossilvipastoril compreendam as novidades trazidas pela Lei da Integração e para que capacitem-se para planejar e conduzir reuniões, aplicar técnicas de negociação e fazer o gerenciamento de custos da produção.

CONFIRA AS CADECs REUNIDAS DESDE ABRIL ATÉ A 1ª SEMANA DE MAIO:

CADEC SPO-Sistema produção de ovos - integradora BRF Concórdia - (reunião com produtores para atualização de custo);

CADEC Frango - integradora Grupo BTZ (Jaguá Frangos) Ipuaçu/Xanxerê (reunião de CADEC com indústria);

CADEC SPO - Integradora BRF Concórdia (reunião CADEC e indústria);

CADEC Peru Terminador - integradora BRF Chapecó (reunião de CADEC com indústria);

CADEC Peru Iniciador - integradora BRF Chapecó (reunião de CADEC com indústria);

CADEC Suínos SPD/SPL e integradora BRF Concórdia – com a associação;

CADEC Frango – integradora JBS Ipumirim (reunião CADEC e indústria);

Reunião on-line de alinhamento – CADEC frango com a integradora BRF Chapecó;

CADEC Frango, suínos terminação e creche – Integradora BRF Concórdia (reunião de alinhamento para 2023 com a associação;

CADEC Avicultura de Corte - BRF Chapecó com a presença do consultor do Sistema Faesc/Senar Renato Adílio Rodrigues;

Reunião de CADEC Frango, juntamente com a indústria, em Concórdia;

CADEC Suínos Terminação – reunião formação de custo, na BRF Concórdia.

Reunião com Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas para definir a data e os detalhes para a oficialização da CADEC Suínos Terminação – Fricasa com o consultor CADEC do Sistema Faesc/Senar-SC, Vanderlei Zanini;

CADEC Suínos SPD E SPL BRF Concórdia para análise planilha de custo junto com à Embrapa.

CADEC Frango, Integradora BRF Chapecó - 24/04 (CADEC junto com a indústria).

PARTICIPE DE UMA CADEC

Interessados em acessar a estrutura e as capacitações de grupos de produtores integrados podem entrar em contato pelos e-mails: cadecsuinocultura@faesc.com.br , cadecavicultura@faesc.com.br , cadecfumicultura@faesc.com.br ou procurar o Sindicato Rural de seu município.