Logo CNA

Minas Gerais

Faemg lança comissão da mulher e do jovem
Whats App Image 2023 03 15 at 10 00 08 1

Ações previstas incluem realizar diagnósticos, apoiar e criar programas de fortalecimento de lideranças jovens e femininas e de incentivo à inovação

15 de março 2023

Por: Izamara Arcanjo

Fonte: Sistema Faemg Senar

O Sistema Faemg Senar lançou, nesta terça-feira (14/03), a comissão Faemg Mulher com o objetivo de ampliar e fortalecer cada vez mais a participação feminina no sistema sindical e no agronegócio. O lançamento ocorreu na sede da Faemg, em Belo Horizonte, e reuniu produtores, lideranças rurais, autoridades e presidentes de sindicatos. No mesmo evento, também foi lançada a comissão Faemg Jovem, que pretende disseminar iniciativas bem-sucedidas que envolvam a juventude.

O lançamento das comissões Faemg Mulher e Faemg Jovem fazem parte de uma importante ação estratégia da instituição mineira rumo ao engajamento dos dois segmentos ao agronegócio. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, acredita que a iniciativa vai alavancar a formação de novos líderes no agro. “Estamos acompanhando a Europa com problemas terríveis de sucessão no campo, o que gera uma preocupação com a insegurança alimentar. Não queremos repetir estes problemas aqui no Brasil, por isso o caminho é investir nos jovens e nas mulheres. É uma estratégia para garantir nosso futuro”, avalia.

De acordo com a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG, Silvana Novais, a ideia de criar as comissões surgiu da necessidade de realizar ações específicas para esse público e desenvolver as lideranças femininas e dos jovens no setor agropecuário. “É uma oportunidade de aproximar estas pessoas da nossa casa, uma oportunidade de saber quais são seus projetos, suas causas, o que eles anseiam. Qual é a demanda real delas. As comissões vêm com este olhar”, explica Silvana.

As comissões são formadas por pessoas de diferentes regiões do Estado e de diferentes cadeias produtivas. Lílian Laughton, de Montes Claros, faz parte do Coletivo Agro Sertanejas Norte de Minas, e será a presidente da comissão feminina, nesta primeira gestão. “Nosso objetivo sempre foi aumentar a participação de mulheres nos sindicatos e, por isso, estou muito orgulhosa de fazer parte deste colegiado. É uma oportunidade para unirmos nossas forças e capacitar nossas líderes em prol do agro”, avalia.

Para Felipe Alves, presidente do Sindicato Rural de São João do Manhuaçú, e o novo presidente da Comissão Faemg Jovem, o projeto é uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional e de abrir portas para as jovens lideranças no setor. “Eu tenho uma esperança muito grande de trazer inovações neste primeiro ano à frente da comissão. O jovem precisa olhar para dentro de si para saber qual o seu propósito e entender o que o motiva a prosseguir. Junto com os técnicos da Faemg, tenho certeza de que vamos avançar muito”, diz.

Os vice-presidentes do Sistema Faemg Senar, também estiveram presentes à solenidade. Ebinho Bernardes avaliou que é muito importante o apoio que a instituição tem dado aos jovens e às mulheres, que agora se materializa por meio da criação das duas comissões. “Vamos poder estabelecer metas, dialogar e trazer mais pessoas para nosso meio e construir um futuro melhor para as próximas gerações”.

Renato Laguardia afirmou que é um grande prazer poder constituir de maneira oficial as novas comissões. Para ele, é o vigor, a altivez e a juventude de mulheres e jovens que, aliadas à experiência do produtor rural que vai garantir os avanços e mudanças que o agronegócio precisa para continuar a prosperar. “Estamos no caminho certo e tenho certeza que vamos trabalhar muito bem juntos para fazer crescer cada vez mais os produtores rurais, os nossos sindicatos e o nosso Sistema.

Também participaram do lançamento das comissões a presidente do Serviço Social Autônomo de Minas Gerais (Servas/MG), Christiana Renault, a vice-presidente, Dinorá Carla Fernandes, a diretora executiva, Renata Lanza e a assessora Jacqueline Bacha; o superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg, Altino Rodrigues e o assessor da diretoria, Toninho de Pompéu.

Membros da Comissão Faemg Mulher

Lílian Laughton- Presidente – Montes Claros

Renata Guimarães Teixeira Borges – Presidente do Sindicato de Lagoa Grande

Klécila Rejane Portes Reis – Presidente do Sindicato de Maxacalis

Tatiane Aparecida Chaves Barra – Sindicato de Capinópolis

Hilda Andrea Loschi – Diretora do Sindicato de Montes Claros e ABANORTE

Elaine Soares Silva – Bom Despacho

Viviane Cunha – Sindicato Rural de Divino

Juliana Rezende Mello – Monte Carmelo

Joice Luiza Appelt – Paracatu

Marília Soares - Caputira

Comissão Faemg Jovem

Felipe Alves da Silva – Presidente - Sindicato de São João do Manhuaçú

Tatiana Lima Minardi Satiro – Presidente do Sindicato de Itabirito

Rennan Sanches Faria – Sindicato de Santa Bárbara

Pedro Oliveira de Salvo – Sindicato de Curvelo

Otávio Gonçalves Rodrigues – Sete Lagoas

Michele Almeida Moreira - ADR e Secretária de Agricultura de Guarani

Vinícius Mattar Newman – Sindicato de Oliveira

Valéria Lemes – Piumhí

Lívia Bernardes – Nova Ponte

Lucas Sucupira – Presidente do Sindicato de Taiobeiras

Matérias Relacionadas