Faema/Senar leva inovação e conhecimento à Feira da Agricultura do Vale do Pindaré, em Santa Luzia

Participação reforça atuação do Sistema no fortalecimento dos pequenos produtores rurais no Maranhão, em parceria com a AGERP e o Sindicato Rural local

24 de março 2026
Compartilhe:
Whats App Image 2026 03 22 at 09 59 09

Leocandida Rocha

Fonte: SENAR MA

O Sistema Faema/Senar participou, como parceiro, da I Feira da Agricultura Familiar do Vale do Pindaré, realizada nos dias 21 e 22 de março, no município de Santa Luzia (MA). Promovido pelo Governo do Estado, por meio da AGERP – Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, o evento reuniu produtores rurais, instituições e lideranças da região em uma programação voltada ao fortalecimento da produção e à geração de renda no campo.

Durante a feira, o Sistema apresentou duas vitrines tecnológicas que demonstram, na prática, soluções acessíveis e eficientes para o dia a dia do produtor rural: a transformação da mandioca em farinha e o cultivo hidropônico de hortaliças. As demonstrações evidenciam como a combinação entre assistência técnica e capacitação pode impulsionar pequenos negócios rurais e agregar valor à produção.

Presidente da Faema, Raimundo Coelho, participa da abertura da feira, em Santa Luzia, ao lado de lideranças rurais da região. Presidente da Faema, Raimundo Coelho, participa da abertura da feira, em Santa Luzia, ao lado de lideranças rurais da região.

Além das vitrines, a atuação do Senar também se destaca na oferta de cursos de Formação Profissional Rural, oficinas e ações educativas realizadas em parceria com os sindicatos rurais, ampliando o acesso ao conhecimento e incentivando a adoção de tecnologias no campo.

A presidente da AGERP, França do Macaquinho, destacou a importância da feira como instrumento de desenvolvimento regional. “Essa feira representa um marco importante para o Vale do Pindaré. Estamos levando assistência técnica, equipamentos e conhecimento para fortalecer a produção e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais”, afirmou.

Lideranças do sistema Faema / Senar / Sindicatos Rurais destacaram a força do agro na região do Vale do Pindaré Lideranças do sistema Faema / Senar / Sindicatos Rurais destacaram a força do agro na região do Vale do Pindaré

O presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, que esteve presente na abertura do evento, reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento do agro no estado. “O nosso foco é levar soluções que sejam aplicáveis à realidade do produtor. Quando unimos assistência técnica, capacitação e parcerias, conseguimos gerar resultados concretos e promover o desenvolvimento do campo”, destacou.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Luzia, José Bezerra Filho, a iniciativa fortalece o ambiente produtivo local. “A feira aproxima o produtor das oportunidades e do conhecimento. A parceria com o Sistema Faema/Senar é fundamental para ampliar esse alcance e fortalecer a atividade rural na nossa região”, afirmou.

A programação do evento também contou com oficinas, palestras, entrega de equipamentos e ações de capacitação promovidas pela AGERP, consolidando a feira como um espaço de integração, aprendizado e valorização do agro maranhense.

Confira outras fotos do evento em nosso álbum no Flickr: https://www.flickr.com/gp/204283044@N08/5Tp6S5DPD6