Logo CNA

Alagoas

Faeal alerta criadores para vacinação contra a febre aftosa
Campanha aftosa

20 de maio 2022

Por: Kelmenn Freitas*

Fonte: Sistema Faeal / Senar Alagoas

A campanha de vacinação contra a febre aftosa continua até o dia 31 de maio, com a meta de imunizar 1,2 milhão de animais – bovinos e bubalinos. E para garantir a manutenção do status sanitário de zona livre da febre aftosa com vacinação, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) reforça o apelo aos criadores para que não deixem de imunizar o rebanho.

O presidente da entidade, Álvaro Almeida, destaca que Alagoas conquistou coberturas vacinais importantes nos últimos anos e que espera uma cobertura de 100% de imunização em 2022, para que no futuro o estado possa chegar à zona livre da febre aftosa sem vacinação.

Nessa etapa, todo o rebanho alagoano deverá ser imunizado, independentemente da idade dos animais. De acordo com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o prazo para o produtor declarar a vacinação encerra dia 15 de junho.

A Adeal alerta ainda que o criador que deixar de vacinar e ou declarar fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular ou comercializar os animais, além de estar sujeito ao pagamento de multa.

No caso da não vacinação, o valor da multa a ser paga corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL), e da não declaração a 30 UPFAL.

* Com informações da Adeal

Matérias Relacionadas