Logo CNA

Acre

FAEAC promove encontro com governador do Acre para debater pautas do agronegócio

24 de março 2022

Para alinhar a parceria entre governo do Estado do Acre e representantes do agronegócio, foi realizada na última segunda-feira (21/03), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), reunião com presença do governador Gladson Cameli, recepcionado pelo presidente da Federação, Assuero Veronez.

reuniaoagrogov1

No encontro, que teve participação de autoridades ligadas ao agro acreano e produtores rurais, foram apresentadas e debatidas pautas ligadas às questões de infraestrutura, patrulha rural para as zonas do interior do Estado, tributação estadual, meio ambiente, entre outros assuntos de interesse do setor.

“O encontro foi excelente. O governador se dispôs a nos encontrar para tratar de pendências e reivindicações que estavam sendo cobradas há algum tempo. Já saímos daqui com algumas soluções, e algumas outras estão sendo trabalhadas. Daqui para frente teremos uma situação melhor para quem produz e para quem luta para desenvolver o Acre”, destacou o presidente da FAEAC, Assuero Veronez.

reuniaoagrogov4

Entre os participantes da reunião, estava o produtor rural Jorge Moura, que trouxe à conversa o projeto de plantar, até 2024, cinco mil hectares de soja na propriedade: “Queremos que uma fábrica se instale e produza o óleo de soja, mas pra que isso aconteça, precisamos do apoio do governo”.

Gladson Cameli reforçou o compromisso com o agronegócio, afirmando que o governo não estará ausente. “Temos que estar unidos para construir uma pauta que respeite as regras, e que diminua a burocracia para quem gera emprego e renda. Minha vontade é a de criar pontes para que a iniciativa privada possa ter mais protagonismo, e esta com certeza é uma pauta do planejamento em 2022”, disse Cameli.

reuniaoagrogov3

Entre os projetos já em andamento pela Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (SEPA), está a construção de dois novos silos graneleiros nos municípios de Senador Guiomard e Epitaciolândia, que serão feitos assim que os recursos sejam obtidos.

“O diálogo sempre é o ponto de partida para alavancar o desenvolvimento, e esperamos avançar para resolver questões que vão desde a infraestrutura (silos, armazéns, secadores, etc) para a produção e coleta de grãos; inclusão dos pequenos produtores nas políticas públicas de aumento de produção, e questões tributárias que precisavam de mais esclarecimentos para que seja possível diminuir os impostos aplicados aos maquinários agrícolas”, finalizou Veronez.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural de Rio Branco, Edivan Maciel; secretário da SEPA, Nenê Junqueira; secretário de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani; procurador-geral do Estado, Marcos Motta; o deputado estadual José Bestene; o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, entre outros.

Matérias Relacionadas