Logo CNA

Acre

Faeac participa de encontros em Brasília para garantir apoio federal e internacional ao setor produtivo acreano
Encbrasiliaassue2

Presidente da federação, Assuero Veronez, e lideranças do estado se reuniram com parlanentares

20 de outubro 2023

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, esteve durante esta semana em uma série de encontros em Brasília (DF) para tratar, com os parlamentares da bancada federal acreana, sobre estratégias e ações que visam alavancar o setor produtivo acreano com apoio do Congresso Nacional.

A participação de Veronez veio a convite do Fórum Empresarial do Acre, através do presidente do Fórum e da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano. A comitiva também contou com representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos; o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Acre (Federacre), Rubenir Guerra; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), deputado Luiz Gonzaga; o secretário estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Assurbanípal Mesquita; o secretário adjunto de Agricultura, José Luiz Tchê; o superintendente do Sebrae/AC, Marcos Lameira; e a coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso.

Durante os dias 17 e 18 de outubro, a comitiva se reuniu com os senadores da República Sérgio Petecão e Márcio Bittar, onde foram apresentadas demandas prioritárias e investimentos necessários para melhorar o setor comercial do Estado. Também foram realizados encontros com os parlamentares Roberto Duarte, Eduardo Velloso e o senador Alan Rick.

Também foi entregue aos deputados federais Meire Serafim, Zezinho Barbary e Gerlen Diniz o plano de captação de recursos para investimentos ligados ao desenvolvimento industrial e comercial do Acre. Dentro do plano, estão propostas ligadas à redução do déficit habitacional; melhorias nas rodovias federais e ramais; reconstrução da BR-364 no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul; construção de pontes definitivas; implantação e ampliação de parques industriais nos municípios; e investimentos em silos graneleiros.

Já na quinta (19), as autoridades foram recebidas pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para debater a construção da Ferrovia Transcontinental na fronteira Brasil-Peru, além de possíveis parcerias comerciais entre Brasil e China. Também participou da agenda o senador Alan Rick (União).

“O trabalho de articulação que o Fórum Empresarial do Acre está fazendo, especialmente nesta visita ao Congresso Brasileiro, à nossa bancada federal, mostra um novo momento que pode trazer muita eficiência na aplicação dos recursos públicos, especialmente nas emendas que hoje representam uma força muito grande para os parlamentares. O que estamos fazendo é tentando facilitar esses caminhos, indicar onde há prioridade para aplicação de recursos, permitindo, claro, sempre que os parlamentares defendam seus interesses, mas precisamos tornar a aplicação de recursos mais eficientes. Saio muito otimista pelo que está acontecendo. Vamos continuar integrados para acompanhar esse processo próximos dos parlamentares e do Governo Estadual, para que a gente consiga trazer para o Acre possibilidades efetivas de construção de infraestrutura e do desenvolvimento do estado.” – Assuero Veronez, presidente da FAEAC

“Além de apontarmos essas necessidades, detalhamos também os valores necessários, a cada ano, para que essas propostas saiam do papel e contribuam para otimizar nossa infraestrutura, logística e o ambiente de negócios em geral para o Acre. São prioridades que precisam de total apoio da bancada federal, pois isso refletirá na melhoria da qualidade de vida da nossa população e no crescimento econômico do estado.” – José Adriano, presidente do Fórum e da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC)

“Estamos muito felizes com esse momento, pois entendemos que é o momento de intervir junto com nossos parlamentares em prol do nosso desenvolvimento. O orçamento da União anualmente disponibiliza um volume de recursos significativos para o Acre. Infelizmente, a gente se depara com dificuldades técnicas, como elaboração de projetos e licitação pública, e foi por isso que viemos até Brasília: para pedir aos nossos parlamentares um maior empenho para locação das emendas da União, e também trabalhar com recursos extraordinários para viabilizar a economia acreana.” – Leandro Domingos, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC

“Viemos procurar entender como funciona exatamente essa distribuição das emendas parlamentares, e o que está pendente de encaminhamento para o Acre. Assim, queremos buscar uma solução para concretizarmos esses investimentos no estado, e o Governo do Estado tem muito interesse em fazer com que isso aconteça através da união de esforços entre governo, setor produtivo e parlamentares federais.” – Marcos Lameira, superintendente do SEBRAE/AC

(com informações e fotos do Fórum Empresarial do Acre)