Amazonas
Notícias
Faea tem representantes na primeira reunião da Comissão Nacional de Novas Lideranças da CNA
20 de setembro 2023Senar realiza supervisão de produtores atendidos pelo programa de ATeG em Apuí, no sul do Amazonas
14 de setembro 2023Sistema Faea Senar Fundepec/AM participa da 34ª EXPOAP, em Apuí
14 de setembro 2023FAEA e Sindicato Rural de Manacapuru promovem rodada de renegociação de dívidas rurais

Mutirões visam atender municípios do Amazonas com maior estoque de inadimplência
Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM
No dia 17 de outubro, a FAEA, juntamente com o Sindicato Rural de Manacapuru, promoveu na sede do Sindicato Rural do município a quarta rodada do Mutirão de Renegociação de Dívidas Rurais junto ao Banco da Amazônia (Basa). As primeiras rodadas foram realizadas nos municípios de Borba, Manaus e Itacoatiara.
Os mutirões visam atender os municípios do Amazonas com maior estoque de inadimplência, de forma a diminuir o estoque de endividamento principalmente em relação a recursos do Pronaf e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), operacionalizado pelo Basa.
Estiveram presentes na abertura do mutirão, o superintendente do Banco da Amazônia (Região do Amazonas e Roraima), Esmar Manfer Dutra do Prado, o gerente do Basa em Manacapuru, Luiz Alberto Azevedo, a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves e o presidente do Sindicato Rural de Manacapuru, Mário Jorge Bastos.

Mutirão de renegociação
As rodadas, que são uma iniciativa da CNA, das federações estaduais e dos sindicatos rurais, têm o objetivo de mobilizar os produtores rurais para que conheçam os benefícios da Lei 14.166/2021 e protocolem o quanto antes o seu pedido de adesão aos programas de renegociação, que deve ser feito até 30 de dezembro deste ano, sendo o primeiro passo para se beneficiar das condições estabelecidas.
O objetivo é dar suporte para a regularização com base nas condições de renegociação previstas na Lei 14.166/2021, que autoriza a liquidação ou parcelamento de contratos com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).
No Amazonas, os descontos em cima das dívidas, de acordo com a lei, podem chegar a 80%, a depender do porte do produtor e da localização. Lembrando que o valor da dívida repactuada fica limitado, no mínimo, ao valor do principal liberado e não amortizado.
Com a repactuação das dívidas, o produtor poderá sair da situação de inadimplemento e se tornar apto a acessar novas linhas de crédito para financiar o custeio e o investimento da sua produção.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar