Logo CNA

Faculdade CNA promove Jornada Acadêmico-Científica para apresentação de trabalhos de conclusão de curso
Andre

Instituição está com inscrições abertas para cursos de graduação a distância

5 de junho 2019
Por Instituto CNA
Por Faculdade CNA

Brasília (05/06/2019) – A Faculdade CNA reúne até quinta (6) especialistas do setor agropecuário, pesquisadores, professores e estudantes do último semestre do curso superior presencial em Gestão do Agronegócio na Jornada Acadêmico-Científica da instituição.

A abertura ocorreu na noite da terça (4) e foi feita pelo diretor-geral da Faculdade CNA, André Sanches, que destacou a importância do evento e reiterou a relevância do agronegócio para o desenvolvimento econômico do Brasil.

“A produção científica contribui para o fortalecimento do setor. Eventos como esse reforçam a necessidade da transmissão de conhecimento qualificado para a formação integral de futuros gestores do agro”, afirmou.

O diretor de programas da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, fez a palestra magna do encontro e falou sobre os desafios produtivos do agronegócio e a educação no campo.

O diretor de programas do Mapa, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho

O diretor de programas do Mapa, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho

O termo inovação foi bastante utilizado pelo palestrante, que também é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “A inovação tecnológica é bem-sucedida na agropecuária quando associa aumento da produtividade e redução de custos para a geração de receita”, analisou.

Durante os três dias de jornada, os alunos do último semestre apresentam os trabalhos de conclusão de curso. Na Faculdade CNA, esse produto final é chamado de Projeto Integrador e contempla a elaboração de um artigo científico a partir do estudo completo de uma cadeia produtiva.

a estudante da Faculdade CNA Nathália de Andrade Pereira

a estudante da Faculdade CNA Nathália de Andrade Pereira

Nathália de Andrade Pereira defendeu o projeto “A armazenagem de grãos no Brasil: uma comparação entre a produção de grãos e a capacidade estática de armazenagem”.

A futura gestora em agronegócio concluiu que a malha armazenadora brasileira é deficitária no país, com mais expressividade nas regiões mais produtivas e nas fronteiras agrícolas. “Existem políticas públicas de acesso ao crédito, mas a taxa de juros impacta na decisão da compra da unidade armazenadora”, defendeu.

O estudante da Faculdade CNA, Luís Henrique Jacó

O estudante da Faculdade CNA, Luís Henrique Jacó

A pesquisa “Estratégias de marketing para o mercado internacional de bananas: o caso da multinacional Chiquita” foi apresentada pelo estudante Luís Henrique Jacó. “A empresa tem foco na comercialização. Juntos, os gestores e colaboradores têm papeis fundamentais para o sucesso das estratégias da organização”.

Vagas abertas – A Faculdade CNA está com inscrições abertas para os cursos de graduação a distância em Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Para obter mais informações, acesse: http://faculdade.cnabrasil.org ...

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas