Logo CNA

Faculdade CNA promove Jornada Acadêmico-Científica
Abertura jornada

Durante três dias, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação apresentaram resultados das Pesquisas de Iniciação Cientifica

27 de outubro 2023
Por CNA
Por Faculdade CNA

Brasília (27/10/2023) – A Faculdade CNA realizou, de 24 a 26 de outubro, a ‘Jornada Acadêmico-Científica’, com o objetivo de divulgar os resultados das Pesquisas de Iniciação Científica dos alunos e promover a troca de conhecimento e experiências entre convidados e professores.

Os projetos foram desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, de abril a outubro deste ano, com foco na Gestão do Agronegócio, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental, Logística e Gestão de Recursos Humanos.

Na abertura da Jornada, o coordenador de Educação a Distância, Alberto Santos, afirmou que a Faculdade CNA se posiciona cada vez mais como uma instituição de ensino de referência, com foco na pesquisa e extensão sempre com muita qualidade, pensando no desenvolvimento do setor.

“Os grandes protagonistas desse evento são os alunos e os resultados dos trabalhos foram surpreendentes. O que estamos fazendo na Faculdade é de fato um trabalho de referência e vem revolucionando a forma de fazer pesquisa”, disse.

Já a coordenadora de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade CNA, Juliana Matos, explicou que em todo início de ano é liberado um edital para que o aluno se inscreva e selecione um professor de interesse para desenvolver uma pesquisa junto com ele ao longo de um ano. No final do ciclo, apresenta o trabalho na jornada.

“O desenvolvimento desse trabalho traz diversas vantagens, porque além de ver o método científico funcionando, de colocar a experiência no currículo, todas pesquisas são publicadas na revista da CNA”, destacou.

O primeiro dia da Jornada contou com uma palestra do professor Julio Graeff Erpen sobre gestão do conhecimento aplicado no agronegócio.

Em seguida, os trabalhos orientados pelo professor Alan Malinski foram apresentados. Os temas foram: Gestão do conhecimento aplicada à cadeia produtiva do leite; Gestão de risco na pecuária de corte tradicional e tecnológica: análise financeira com ênfase na proteção de preços no mercado de ativos e Gestão por processos na melhoria da qualidade de sistema de produção de leite na propriedade.

Imagem

No segundo dia, foi a vez dos trabalhos orientados pela professora Daiane Nobrega sobre Produção Integrada Agropecuária (PI - Brasil): certificação de produtores de café como estratégia de marketing e agregação de valor; Produção Integrada de Morango: alternativa para sustentabilidade empresarial e aplicabilidade das práticas ESG; e Produção Integrada de Café: sistema de produção sustentável para redução das emissões de carbono.

Imagem

Outras duas pesquisas, que tiveram orientação da professora Juliana Matos também foram mostradas. Os temas foram Levantamento do consumo e formas de produção das plantas alimentícias não convencionais e Levantamento do consumo e comercialização de plantas condimentares.

Imagem

No terceiro e último dia foram apresentados os trabalhos orientados pelo professor Luiz Kitajima com os temas: Inventário prático de fonte de energia no campo da região serrana – RJ; Dificuldades e ganhos de introduzir fonte de energia sustentável em propriedades rurais na região amazônica; Estudo sobre a energia renovável nas propriedades rurais em Pernambuco; e Estudo de caso da matriz energética renovável em propriedade rural no estado do Mato Grosso.

Imagem

Outras três pesquisas, que tiveram orientação do professor Thiago Masson, foram apresentadas com as seguintes abordagens: A regulamentação de combate ao desmatamento e degradação de florestas associados à importação de bens agrícolas da UE (União Europeia): o caso da Due Diligence; Tecnologias de irrigação para a adaptação da produção agrícola aos períodos de seca no cerrado: o caso da Netafim; e A promoção comercial do mel brasileiro no exterior entre 2018 e 2021: estratégias da Apex-Brasil e o papel da sustentabilidade no acesso a mercados.

Imagem

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas