Logo CNA

Faculdade CNA debate perfil profissional do gestor no agro
Whats App Image 2021 07 30 at 14 47 00

Live realizada na quinta (29) promoveu um bate-papo com dois profissionais do setor

30 de julho 2021
Por Faculdade CNA

Brasília (30/07/2021) – Aprimorar-se, manter uma rede de relacionamentos e ter visão sistêmica do setor. Essas foram as dicas que Jorge Silva, gerente técnico da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), e Fábio Schuler Medeiros, consultor da Compass Solutions, deixaram para os alunos da Faculdade CNA, durante a live “Como ser o gestor que o agro precisa?”, realizada na quinta (29) pela Faculdade CNA.

Os dois contaram um pouco da própria experiência profissional durante o debate, mediado pela tutora da faculdade, Danielle Schneider, e explicaram a importância de continuar estudando e aproveitar as oportunidades que o agro proporciona.

“O Brasil tem vocação, é o celeiro do mundo. As oportunidades são fantásticas, porque o agro sustenta a nossa economia. É claro que junto com as oportunidades há os desafios, por isso é importante aprender constantemente e sempre estar preparado para dar as respostas necessárias. Assim é possível ter uma vida profissional plena”, afirmou Silva, que é agrônomo e também empreendedor.

Fábio Schuler disse que sempre buscou se especializar, tanto na sua área de formação, medicina veterinária, quanto em gestão empresarial. Segundo ele, além de uma formação de qualidade, é necessário ter network e uma visão do negócio como um todo.

“Na pecuária, por exemplo, não basta mais só conhecer a ciência. O profissional tem que entender o negócio como um todo, não apenas o como. Mas para quem fazer, comercializar, entender o consumidor e o mercado internacional e ter uma compreensão do sistema produtivo como um todo tem de estar bem informado.”

Os dois profissionais ressaltaram que a tecnologia mudou o cenário mundial e do setor agropecuário, proporcionando melhorias, tanto em eficiência na produção e produtividade, como também possibilitou às pessoas acesso amplo ao conhecimento.

“Dominar a tecnologia é muito importante e quando você acrescenta ao domínio da tecnologia aspectos de gestão a sua capacidade de melhora, passa a analisar riscos e a criar uma network empresarial. Esse comportamento não vai só contribuir para o sucesso profissional como vai te levar para posições de liderança”, disse Jorge Silva.

Na avaliação de Schuler, o ambiente virtual de ensino promove trocas e contribui para o profissional ter contato com outros profissionais de diferentes realidades, culturas experiências. “O conhecimento coletivo é muito mais forte do que o conhecimento individual.”

Fábio Schuler disse que ao longo do tempo o Brasil evoluiu e o consumidor passou a ter mais poder de compra e exigir produtos com maior qualidade e isso criou oportunidades para os profissionais do agro.

“Hoje o consumidor quer saber de onde veio o produto, por isso temos a rastreabilidade animal e vegetal. Passamos de commodities simples para um processo de gourmetização e de diferenciação desses produtos. Então, temos que entregar um produto de qualidade, com preço competitivo, com origem e que atenda os requisitos sociais e ambientais (ESG). Esse é o novo mundo que nós do agro precisamos atender”.

Jorge Silva concorda e argumenta que o futuro é isso e que esses diferenciais “não são mais vantagem competitiva, mas obrigação”.

Ele ressaltou que, com a pandemia, o processo foi redesenhado e que por isso o profissional do agro tem que ficar atento aos novos valores e conceitos que as pessoas estão adotando e se preparar para atendê-los.

“É necessário aproveitar as oportunidades e se alinhar às novas tendências. O processo é dinâmico e você precisa se adequar à realidade”.

Schuler acrescenta que o estudante deve enxergar o mundo globalizado e perceber as oportunidades que o Brasil tem a oferecer como celeiro e fonte de alimentos. “Nós somos os únicos que temos a possiblidade de crescer e os técnicos têm a oportunidade de produzir alimentos para matar a fome do mundo”.

A Faculdade CNA está com processo seletivo aberto até a próxima segunda (2). Para mais informações, acesse: https://www.faculdade.cnabrasi... .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas