Logo CNA

Faculdade CNA aproxima alunos de Gestão em Agronegócio da realidade do campo
Faculdade CNA 181022 173439

Estudantes têm oportunidade de conversar e tirar dúvidas com produtores rurais

22 de outubro 2018
Por Instituto CNA
Por Faculdade CNA

Brasília (22/10/2018) – A Faculdade CNA ofereceu aos estudantes de graduação em Gestão do Agronegócio a oportunidade de estarem em contato com produtores rurais e atualizados com as inovações no campo.

Na sexta (19), a programação da 6ª Jornada Acadêmica contou com a participação do diretor de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Matheus Ferreira, que apresentou informações sobre o processo de transferência de tecnologia, capacitação dos produtores rurais e os impactos positivos do agronegócio na economia brasileira.

“O Senar já capacitou em todo o país mais de 2.600 profissionais com a metodologia de ATeG, que atua em 25% dos municípios brasileiros. Os resultados apontam aumento de produtividade e de geração de renda”, destacou.

A rotina das atividades de ATeG foi apresentada pelo técnico de campo no Distrito Federal, Francisco Baia. “Demonstramos aos produtores a importância de tratar a sua propriedade como uma empresa rural. Para isso, o negócio precisa de um bom gerenciamento”, declarou.

O piscicultor Lindemberg Boechat explicou aos estudantes como a assistência técnica e gerencial contribuiu para alavancar a produção de 300 para 5 mil alevinos.

“Antes não sabíamos sequer como verificar a qualidade da água. Depois que aprendemos a fazer o manejo corretamente e a realizar a gestão da propriedade, saímos de uma pequena produção, que era destinada ao consumo doméstico, e agora conseguimos abastecer alguns mercados próximos”, revelou.

Da sala de aula diretamente para o campo – No sábado (20), os estudantes do curso de Gestão em Agronegócio do polo Sede da Faculdade CNA foram ao Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, para conhecer a Fazenda Santo Antônio, propriedade de 530 hectares destinada ao cultivo de soja, milho e feijão.

O produtor Carlos Antônio Banci tirou as dúvidas dos estudantes nas áreas de produção, comercialização e compartilhou a importância da gestão focada no agronegócio.

“A atividade agropecuária requer a tomada de decisões diariamente. Por isso, a gestão da propriedade é essencial para a sobrevivência na agricultura, além de possibilitar resultados que garantam a nossa permanência e o crescimento na atividade”, concluiu Banci.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
Fotos: Wenderson Araújo
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas