Logo CNA

Tocantins

Expoara reforça momento de retomada do otimismo no agro
Expoara

Evento tem expectativa de movimentação financeira na ordem de R$ 200 milhões e o número de visitantes deve chegar a 150 mil pessoas nos dias de feira

5 de junho 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

A 55ª Exposição Agropecuária de Araguaína promete ser a “Expoara das Expoaras”. O evento tem expectativa de movimentação financeira na ordem de R$ 200 milhões e o número de visitantes deve chegar a 150 mil pessoas nos dias de feira.

“Nós já sabemos da força de Araguaína no Agro e da influência que o sindicato daqui exerce nos municípios da região, por isso, com as parcerias não temos dúvida de que a Expoara será um sucesso e o SRA está de parabéns pela organização da exposição”, disse Paulo Carneiro, presidente da FAET.

Durante a abertura do evento o clima de otimismo dominou os pronunciamentos das autoridades presentes. Para Wagner Borges, presidente do SR de Araguaina, a “Expoara das expoaras é uma prova de que o agro só avança quando a política partidária não atrapalha.“

O governador em exercício, Laurez Moreira destacou o empenho do estado em fortalecer o setor e estimular os investimentos. “Reduzimos impostos, estamos recuperando as estradas e garantindo segurança no campo. Aqui não vamos aceitar invasões”, destacou.

O agro é responsável pelo crescimento da economia brasileira acima das expectativas no primeiro semestre de 2023. Para o secretário estadual da Agricultura, Jaime Café, “isso é resultado da união de esforços”.

Para o diretor-superintendente do Sebrae Tocantins, Rérisson Castro, a Expoara é exemplo do que o agro é capaz de fazer, mas ele tem consciência de que “o sucesso do agronegócio no Tocantins está só no começo, ainda temos muito espaço pra crescer”, afirmou.


RESPEITO

Em seu pronunciamento, o presidente Paulo Carneiro faz questão de destacar que o agro precisa ser entendido como setor que produz o alimento que chega à mesa das pessoas, independente do porte do produtor ou da atividade que ele desenvolve.

“Produtor são todos aqueles que trabalham debaixo de chuva ou sol, diariamente, independente de ser pequeno, médio ou grande, por isso a sociedade precisa respeitar esse produtor e lembrar que é ele que põe comida na nossa mesa, ela não nasce nas gôndolas dos supermercados”, afirmou.

A atuação do Senar Tocantins também foi destacada pelo presidente do sistema FAET/Senar. Ele lembrou dos cursos e da assistência técnica que é realizada em Araguaína e região.

Só este ano, o Senar já capacitou aproximadamente 200 trabalhadores rurais e mais de 500 produtores rurais estão recebendo assistência técnica e gerencial do Senar em suas propriedades rurais.

A Expoara vai até o dia 12 de junho. Além das atrações artísticas e culturais, a feira tem exposição de animais, de veículos, máquinas, insumos e implementos agrícolas. A feira também tem torneio leiteiro e de laço, leilões, e estandes de instituições bancárias.

Para mais informações, acesse: SISTEMA FAET/SENAR

FAET SENAR Sindicatos

Matérias Relacionadas