Logo CNA

Minas Gerais

Ex-aluno empreende com derivados do leite em Dom Silvério (MG)

30 de junho 2020

Por: SENAR MINAS

O produtor Domingos Sávio Carneiro, de Dom Silvério, começou a fabricar e vender queijo frescal, doce de leite e iogurte após participar do Curso de Derivados do leite, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

Savinho, como é conhecido, conta que se mudou para a zona rural depois de se aposentar e decidiu fazer queijos para consumo próprio no Sítio Bucaina, onde já criava gado. Diante do insucesso atribuído à falta de conhecimento, o produtor procurou pelo curso.

“Foi uma experiência muito boa e útil para mim. Serviu para aprender e levar para a vida. Comecei a fazer o queijo do jeito certo e aprendi outras preparações”, contou.

Domingos S vio Dom Silv rio 4

Impulsionado pela boa aceitação do queijo frescal, Savinho também passou a produzir iogurte e doce de leite. A abertura do mercado faz com que o produtor invista cada vez mais no negócio e, hoje, ele beneficia cerca de três mil litros de leite por mês.

“A demanda vem aumentando e, quando o leite do meu sítio não é suficiente, eu compro dos vizinhos. Já estou sonhando em começar um pequeno laticínio e buscando a certificação junto à Prefeitura”.

O mobilizador Marco Aurélio Alves diz que o sindicato acompanha com satisfação a evolução do empreendimento de Savinho. “Para nós é muito bom ver o pequeno produtor se desenvolvendo e dando continuidade ao trabalho com a ajuda fundamental do Sistema FAEMG/SENAR/INAES”.

Matérias Relacionadas