Logo CNA

Etapa do Diagnóstico da Saúde da População Rural foi realizada durante ação do Senar Goiás
Pesquisa cna

7 de agosto 2019
Por Senar

Por: Comunicação Sistema Faeg/Senar

Itauçu, a 71 km de Goiânia, foi o segundo município visitado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Goiás, para aplicação da pesquisa “Diagnóstico da Saúde da População Rural” realizada pelo Senar. O trabalho foi durante o Campo Saúde, realizado na região. O assessor técnico da CNA, Alan Cássio de Oliveira Santos Ribeiro conduziu seis aplicadoras da região, que gastavam de 15 a 20 minutos no preenchimento da consulta que é direta. “O objetivo principal da pesquisa é pautar políticas públicas. Realizada como um diagnóstico da situação da população para avaliar as ações do Senar e planejar as próximas, no monitoramento contínuo da evolução da saúde da população rural,” destacou Ribeiro.

A pesquisa foi iniciada em março e tem prazo de conclusão para o fim de setembro deste ano. “Estamos visitando todos os estados para ter dados a fim de planejar políticas públicas. O questionário é composto de 90 a 115 questões, variável dependendo dos entrevistados com a intenção de conhecer os hábitos laborais, alimentares, de higiene, saúde para conhecer as doenças presentes, ” explicou o assessor técnico.

Com a pesquisa se elenca um conjunto de doenças como tuberculose, asma, bronquite, câncer, hérnia, doença de chagas. “Verificando a ocorrência teremos em setembro a proporção e conhecimento de todas elas. Em janeiro de 2020, será apresentado um resultado em Brasília junto ao Ministério da Saúde que é um parceiro técnico, que contará com a presença das administrações regionais do Senar, e o que precisa ser feito em cada região,” disse Ribeiro. O primeiro município a ser pesquisado foi Portelândia (GO), em junho. A pesquisa está sendo aplicada nas ações do Campo Saúde e Saúde da mulher e do homem.