Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Estudo técnico da Famasul evidencia protagonismo da soja para elevar IDHs de municípios
05

Cultura responde por 54% do VBP estadual

6 de julho 2023

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Estudo técnico realizado pelo Sistema Famasul revelou que maiores produtores de soja de Mato Grosso do Sul estão na lista dos melhores IDHs do estado.

Mato Grosso do Sul é um estado com o agro enraizado em sua história e, cada vez mais impulsionado pela soja, é um setor referência na geração de empregos, qualificação profissional, e no mercado interno e externo.

O Departamento Técnico (Detec) do Sistema Famasul realizou um estudo e relatório sobre “A importância do setor do complexo soja para a economia de MS”. Esse documento mostra a importância do cultivo do grão para o sistema agroindustrial, o comércio exterior e o desenvolvimento socioeconômico do estado.

A soja é o principal produto da agropecuária de Mato Grosso do Sul, correspondendo a 54% do Valor Bruto da Produção (VBP) do setor primário. A produção e produtividade vêm crescendo nos últimos anos, o que mostra potencial de chegarmos muito mais longe.

“Como Mato Grosso do Sul é um estado muito forte no agronegócio, em especial na produção de soja, nós buscamos evidenciar, por meio desse estudo técnico, a importância da soja para economia do estado. Nós evidenciamos a parte econômica e a parte social, como o IDH. Fizemos uma correlação entre os municípios que mais produzem soja com o IDH. E nós identificamos que os municípios produtores são os que tem o maior índice de desenvolvimento humano”, explicou Jean Américo, analista de economia da Famasul.

Essa grandiosidade é vista quando relacionamos os municípios com maior produção de soja com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). De acordo com o estudo do Detec, em uma escala de 0 a 1 a correlação foi de 0,7, evidenciando a importância da produção de soja para o desenvolvimento municipal. As principais cidades produtoras do grão apresentam os maiores IDHs do estado.

É o caso de Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia e Dourados, que estão no grupo dos quatro maiores IDHs e entre os 10 maiores produtores de soja. Um indício de correlação entre produção de soja e desenvolvimento. Isso geralmente se dá pelos bons resultados nas lavouras daqueles municípios que trazem evolução diretamente aos moradores, gera empregos, faz a economia girar, e afeta positivamente o pequeno ao grande empreendedor daquela cidade. O IDH médio de 0,526 é dos 5 últimos municípios na classificação do estado e apresentam as menores produções de soja na última safra, de acordo com os dados do SIGA-MS.

TABELA E GRAFICO COMPLEXO SOJA MS

EMPREGOS

A capacidade do complexo soja de gerar empregos também não deve ser subestimada. Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), os setores de “lavoras temporárias”, “moagem de soja” e “fabricação de óleo de soja” possuem cerca de 3,3 mil empregos formais no estado, segundo o estudo técnico . Estes são empregos diretos do complexo soja.

“Temos tanto o impacto direto, que são os empregos gerados pela lavoura, como os impactos indiretos, que são questões como o transporte, as exportações. Tem todo um segmento que impacta direta e indiretamente nos empregos gerados pela produção de soja no estado”.

Já quando se leva em conta os empregos indiretos, conforme relatório do Detec, são 10,3 mil cargos em outros setores como transportadoras, fabricação de máquinas, comércio, entre outros. Totalizando 13,7 mil empregos gerados pelo complexo soja direta e indiretamente.

EXPORTAÇÕES

Conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o complexo soja representa 36% do valor exportado por Mato Grosso do Sul em produtos agropecuários.

TABELA E GRAFICO COMPLEXO SOJA MS

Além de ser importante pelos vários destinos em 2022, foram aproximadamente 4,9 milhões de toneladas exportadas de produtos da soja, resultando uma receita de US$ 3,03 bilhões. Mato Grosso do Sul foi o 8° maior exportador entre as unidades federativas do Brasil, sendo que o estado sofreu com uma quebra de safra que limitou significativamente a capacidade de ofertar o produto.

“Quando a gente olha a questão das exportações, nós observamos a geração de divisas para o estado. Quando exportamos, estamos gerando riqueza para nosso estado. Boa parte nós consumimos internamente, o restante nós exportamos. Principalmente para a China e para o nosso vizinho, a Argentina. Isso tem um efeito multiplicador que é gerado na economia, com a prestação de serviços, o produtor rural gera renda. Tudo isso gera um impacto na sociedade”, finaliza.

Na imagem é possível observar a dimensão do número de países que importaram a soja de MS, sendo que os 10 principais importadores do grão em volume foram: China, Argentina, Coreia do Sul, Vietnã, Irã, Paquistão, Tailândia, Taiwan, Bangladesh e Indonésia, respectivamente.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu

Matérias Relacionadas