Logo CNA

Alagoas

Estação de monta: produtor precisa tomar algumas medidas para obter melhores resultados

15 de maio 2020

Por: Ascom Senar Alagoas

Muito comum na pecuária, a estação de monta, prática em que fêmeas aptas para a reprodução são expostas ao touro, inseminação artificial ou transferência de embriões durante um determinado período do ano é importante para a concentração de partos e, consequentemente, de operações como desmama, vacinações e vermifugações. Mas o produtor precisa ter alguns cuidados para obter o melhor resultado possível na produção.

Zootecnista e técnico de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas –, Filipe Chagas explica que, além de padronizar os lotes, a estação de monta também permite ao produtor determinar a melhor época do ano para o nascimento dos animais.

“Em alguns períodos do ano, principalmente nos de chuva, os recém-nascidos, por não estarem com o sistema imunológico totalmente desenvolvido, são acometidos por algumas enfermidades, como os endo e ectoparasitas, ou problemas respiratórios. Com a estação de monta, é possível determinar a melhor época do nascimento e reduzir a taxa de mortalidade no rebanho”, orienta Chagas.

Segundo Filipe, a prática também ajuda o produtor a identificar os animais mais férteis e os que trazem prejuízo à produção. "Não é recomendável que as vacas que não emprenham durante a janela da estação de monta sejam mantidas na propriedade”, comenta o técnico de campo do Senar Alagoas.

Planejamento

Filipe Chagas explica que o melhor período para se fazer a estação de monta é o que garanta a melhor disponibilidade de alimento, em quantidade e qualidade para o rebanho. “Muitos estudos mostram que a nutrição é o principal fator para se ter sucesso na estação de monta, pois está vinculada à saúde e fertilidade dos animais”, comenta.

A recomendação é de que o pecuarista faça um planejamento forrageiro, verifique a situação dos equipamentos utilizados e se a mão de obra é capacitada. Também é importante fazer exames ginecológicos nos animais, para saber como está a saúde reprodutiva. “Todas essas medidas influenciarão muito na melhor elaboração da estação de monta e nos índices reprodutivos”, afirma Filipe.

A estação de monta deve durar entre 90 e 120 dias. “Mas é bom lembrar que a pecuária não trabalha com ‘receita e bolo’, portanto, essa duração vai depender muito da realidade de cada propriedade, da finalidade da produção – se é comercial ou de animais puros que vão para a pista –, como também da genética de cada animal. Nota-se, por exemplo, que os azebuados ou mais velhos necessitam de um período maior de estação de monta”, observa o zootecnista.