Logo CNA

Minas Gerais

eSocial: mais de 200 pessoas assistem cursos em Unaí e Paracatu

11 de dezembro 2018

Por: SENAR MINAS

As cidades de Paracatu e Unaí, no noroeste de Minas, receberam nesta semana o curso do eSocial. Mais de 200 profissionais participaram da capacitação. O evento integra as ações do programa Cidadania Rural do Sistema Faemg.

Durante o curso, foram tratados assuntos sobre legislação previdenciária e trabalhista, como a reforma trabalhista, a lei de contrato temporário e terceirização, e alguns pontos da lei que trata do FGTS e Seguridade Social. Também foram tratados temas sobre as tecnologias do ESocial e contribuições à Previdência (Funrural) e ao Senar .

“Nosso objetivo é orientar os profissionais dos sindicatos rurais da área contábil sobre a prestação de informações do produtor rural, seja ele físico ou jurídico, ao sistema e sobre a comercialização da produção rural nos órgãos competentes”, explica o analista de arrecadação do Senar , Isaías Claudiano.

Para Ediene Alves, secretária executiva do Sindicato de Produtores Rurais de Unaí, o seminário foi extremamente útil. “Até eu que não tenho experiência na área contábil, aprendi muito, entendi todo o processo. Em conversa com os contadores que participaram, todos elogiaram, disseram que nunca tiveram explicações tão claras e técnicas. Nossos serviços nessa área serão melhores a partir de agora”, comemora.

Ariane Melo, auxiliar de departamento pessoal do Sindicato de Produtores Rurais de Paracatu, também elogiou o Seminário. “Tivemos outros cursos nessa área este ano, mas nenhum foi como este, que nos mostrou na prática como trabalhar com o eSocial. Me sinto preparada agora”, completa.

Matérias Relacionadas