Logo CNA

Equilíbrio é a chave
Senar pr 0 396895002015150611591

SENAR do Paraná capacita instrutores para ministrar cursos de Manejo Integrado de Pragas

10 de junho 2016
Por Senar

Com objetivo de multiplicar e difundir os conhecimentos sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP) nas lavouras paranaenses, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR) finalizou este ano uma formação voltada aos instrutores que irão ministrar cursos nesta área.

A capacitação destes profissionais ocorreu durante a safra verão de soja 2015/16, de modo que a teoria e a prática puderam se encontrar em campo em uma situação real. O trabalho foi realizado em parceria com a Emater e com a Embrapa Soja, que tem sede em Londrina, e faz parte da campanha Plante Seu Futuro, lançada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, que tem por objetivo promover e divulgar as boas práticas agrícolas, entre elas o MIP. A última fase desse trabalho ocorreu em abril deste ano com a avaliação dos instrutores do SENAR/PR.

Ao todo 13 instrutores completaram a formação com especialistas da Embrapa Soja e agora irão repassar esses conhecimentos para produtores e trabalhadores rurais do Estado. Para isso, será realizado em julho um circuito de reuniões de sensibilização que vai percorrer o Paraná apresentando o protocolo para aplicação correta do MIP nas propriedades. Ao todo serão 15 turmas na maioria das regiões do Estado.

Nesses encontros, além de difundir as vantagens de uma lavoura equilibrada, será apresentado aos participantes o curso “Inspetor de Campo em MIP Soja”. Segundo o agrônomo e técnico do SENAR/PR, Leandro Alegransi, esta nova formação irá preparar o produtor para identificar, não apenas as pragas, mas também seus inimigos naturais, proporcionando uma avaliação mais completa da biologia existente na lavoura. “Quando o produtor adota corretamente o protocolo do MIP, monitorando a lavoura e anotando as ocorrências, ele tem muito mais subsídios para tomar a decisão correta sobre o manejo”, explica.

A expectativa, segundo Alegransi, é que nestas reuniões de sensibilização sejam definidas quais as propriedades que serão envolvidas futuramente nos cursos que serão realizados na próxima safra de soja 2016/17. “Queremos sair com o roteiro já definido”, diz.

Com 40 horas de duração, o curso Inspetor de Campo em MIP Soja conta com uma fase antes do plantio da soja, que envolve 16 horas e outra depois que a soja já emergiu com duração total de 24 horas divididas em 12 encontros semanais de duas horas cada um durante a safra.

Nesses encontros o instrutor vai com os participantes até uma lavoura escolhida para ali poder realizar o monitoramento de pragas e estimular a tomada de decisões dos participantes. “Essa nova formatação em que acompanhamos o participante do curso em campo durante o desenvolvimento da lavoura é o grande ganho”, aponta o engenheiro-agrônomo, produtor e instrutor do SENAR/PR, Miguel Luiz Severino.

Com experiência de mais de 30 anos utilizando o MIP em sua propriedade, ele avalia que o grande desafio na adoção desse tipo de manejo é a mudança do paradigma vigente. “Tem produtor comprando inseticida agora para uma safra que ele nem plantou ainda e que nem sabe se vai ter praga”, diz. Segundo ele, em algumas áreas conseguiu-se diminuir pela metade a aplicação de inseticidas. “Além da redução dos custos, reduz o risco de contaminação do meio ambiente, de intoxicação do aplicador, e entregamos para a sociedade um alimento mais saudável”, aponta Severino.

Lavoura equilibrada

Pano de batida: monitoramento constante é a chave do manejo correto

O MIP é uma técnica de manejo que tem como objetivo manter a população de pragas (insetos, ácaros, lagartas, etc.) sempre abaixo do nível de dano econômico. Para isso, o protocolo prevê uma série de estratégias de controle que incluem o uso de plantas geneticamente modificadas para resistir a pragas; uso de feromônios; manipulação genética de pragas (uma das estratégias é tornar os machos estéreis); controle biológico, utilizando os inimigos naturais das pragas para combatê-las, e aplicação de inseticidas. Hoje, infelizmente, a grande maioria das lavouras utiliza somente esta última estratégia para controlar pragas. Essa estratégia desequilibra o ecossistema, tornando o produtor refém dos “pacotes tecnológicos” oferecidos por empresas de insumos, que são aplicados sem critério ao primeiro sinal da presença de pragas. “O inseticida não é nosso inimigo, mas é preciso aplicar com critério. Nem sempre ele é necessário”, aponta Alegransi.

Para saber quando é a hora certa de utilizar as estratégias de controle, uma ferramenta indispensável é o pano de batida, através do qual é possível monitorar a presença de pragas e sinais de outros agentes biológicos nas lavouras. “Não existe receita de bolo, o produtor tem que andar pela propriedade e monitorar sempre para poder tomar a decisão correta”, observa o agrônomo. Dentre as vantagens do MIP está a possibilidade de reduzir o número de aplicações de inseticidas. Com isso, ocorre uma menor exposição do aplicador a esses produtos e a pressão para seleção de pragas resistentes diminui.

Veja a agenda dos encontros coordenados pelo SENAR/PR sobre o Manejo Integrado de Pragas.

04/07/2016 Ubiratã
05/07/2016 Goioerê
05/07/2016 Mariluz
05/07/2016 Campo Mourão
06/07/2016 Ivaiporã
11/07/2016 Guarapuava
12/07/2016 Laranjeiras do Sul
12/07/2016 Toledo
13/07/2016 Palotina
14/07/2016 Pérola d’Oeste
14/07/2016 Francisco Beltrão
18/07/2016 Cambará
19/07/2016 Londrina
19/07/2016 Tibagi
20/07/2016 Teixeira Soares

Vídeos para auxiliar os produtores

Para informar os produtores rurais, o SENAR produziu dois vídeos. O primeiro, sobre a Helicoverpa armigera, explica como a praga pode ser identificada, mostra os danos que ela pode provocar nos cultivos e quais as ações mais eficientes para controlá-la. O segundo, elaborado em parceria com a Embrapa, é um vídeo técnico sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP). O material apresenta o que pode ser feito para manejar a população de pragas e garantir uma lavoura sustentável e produtiva.

Saiba mais sobre a Helicoverpa armigera neste vídeo:

Aprenda a fazer o Manejo Integrado de Pragas neste outro vídeo:

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR
www.sistemafaep.org.br