Logo CNA

Minas Gerais

Encontros reúnem mais de 400 produtores no Triângulo Mineiro
Encontro minas

27 de julho 2022

Os encontros sobre regularização ambiental e gestão do imóvel rural reuniram cerca de 430 produtores nos municípios de Uberaba e Ituiutaba, nesta terça e quarta-feira (19 e 20). O evento promovido pelo Sistema FAEMG, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), e pela Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), foi direcionado aos produtores assistidos pelo Projeto FIP Paisagens Rurais. Ônibus foram disponibilizados para transporte do público de propriedades de Uberlândia, Campo Florido, Veríssimo, Monte Alegre de Minas, Santa Vitória, Campina Verde, Comendador Gomes, União de Minas, Gurinhatã e Prata.

Weber Bernardes (à esquerda) no evento em Uberaba Weber Bernardes (à esquerda) no evento em Uberaba

O analista técnico do Sistema FAEMG e coordenador do projeto em Minas Gerais, Ricardo Tuller, avaliou que os encontros foram um sucesso. “A iniciativa deu oportunidade para os produtores esclarecerem todas as dúvidas diretamente com a equipe técnica dos órgãos envolvidos, como SFB, Instituto Estadual de Florestas, INCRA, Sistema FAEMG e Sindicatos”, afirmou.

Em sua palestra, Tuller apresentou os resultados do Projeto FIP Paisagens Rurais no Triângulo Mineiro, abordando casos de sucesso; o cronograma do ciclo de visitas ao longo dos 24 meses; os pilares técnico, gerencial, ambiental, de formação profissional e sucessão familiar; os índices de recuperação de pastagens degradadas e passivos ambientais; as próximas ações como as Unidades de Avaliação de Indicadores junto com a Embrapa, os Dias de Campo e a parceria com a Cargill para fornecimento de insumos, entre outros aspectos. “Hoje, 80% das propriedades estão com alguma documentação pendente, como é o caso do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Nosso objetivo é chegar ao final do ano com a elaboração ou retificação do CAR de 1.782 produtores, que é a meta de atendimento do projeto”, completou.

Coordenador do FIP Paisagens em Minas Gerais, Ricardo Tuller, em sua palestra em Uberaba Coordenador do FIP Paisagens em Minas Gerais, Ricardo Tuller, em sua palestra em Uberaba

O vice-presidente do Sistema FAEMG, Weber Bernardes de Andrade, participou da abertura dos dois encontros e colocou a estrutura à disposição dos produtores. “O nosso Sistema trabalha para o produtor rural e precisa ser demandado. Nossas ações são voltadas para levar informação, tecnologia e, principalmente, renda, proporcionando benefícios para vocês”, afirmou.

A abertura também contou com as participações do coordenador-geral de Fomento e Inclusão Florestal do SFB/MAPA, Fernando Castanheira, do chefe de Divisão de Gestão Ambiental do INCRA, Ruberval da Silva e da coordenadora do CAR no Instituto Estadual de Florestas, Mariana Megale. Em Uberaba, o evento teve as presenças do presidente do Sindicato, Marco Túlio Machado Borges Prata, e do secretário municipal do Agronegócio, Agnaldo Silva. No município de Ituiutaba, o encontro contou também com a participação do presidente do Sindicato, Juarez Muniz.

Mesa de abertura do encontro em Ituiutaba Mesa de abertura do encontro em Ituiutaba

Programação

Além da palestra com o coordenador Ricardo Tuller, os encontros tiveram outros debates na programação. Na primeira palestra, o coordenador do SFB/MAPA, Fernando Castanheira, apresentou a importância da regularização ambiental, destacando algumas etapas do CAR, e ainda um panorama do Projeto FIP Paisagens Rurais. Outra palestra foi com técnicos da Brasplan, empresa contratada pelo SFB para fazer o registro do CAR gratuitamente aos produtores assistidos pelo projeto. Antes de fazer o trabalho de campo, a empresa fará uma análise prévia de cada propriedade, a partir dos dados repassados pelos técnicos do FIP.

Ao final dos encontros, o grupo de técnicos ficou à disposição dos produtores para tirar dúvidas.

Coordenador do SFB/MAPA, Fernando Castanheira, durante sua apresentação Coordenador do SFB/MAPA, Fernando Castanheira, durante sua apresentação

Aprovação

O pecuarista de leite e de corte de Veríssimo, Adilson Costa, acompanhou atentamente as palestras e gostou do que viu. “Foi muito bom. Vou aproveitar para retificar o meu CAR”, comentou. Mesmo com o cadastro em dia, o casal de produtores de Uberaba, André Atílio Moura e Juvenila Rodrigues de Moura, aproveitaram para buscar mais conhecimento. “As palestras foram esclarecedoras. Nós estamos à frente, temos o CAR, pois sabemos a importância de possuir esta regularização”, afirmaram.

Já a produtora de Uberlândia, Beatriz Santos Conceição, gostou de saber mais sobre a assistência que recebe no Projeto FIP Paisagens. “Estou achando maravilhoso. Comecei a entender melhor o funcionamento do projeto, principalmente em relação à preservação ambiental. Tenho uma área extensa de reserva na minha propriedade, por isso tenho muito interesse no tema”, finalizou.

Produtores lotaram o auditório do Sindicato em Uberaba Produtores lotaram o auditório do Sindicato em Uberaba

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Matérias Relacionadas