Logo CNA

Santa Catarina

Encontro nacional avalia ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial
CNA IMAGEM PRINCIPAL6

Santa Catarina conquistou resultados expressivos nas ações da ATeG em 2022.

13 de março 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A coordenadora da Assistência Técnica e ATeG em Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, participou nesta semana do Encontro Nacional de coordenadores do programa, em Brasília. O evento reuniu representantes de 25 estados para fazer um balanço das ações promovidas nos 10 anos da metodologia e abordar as iniciativas que a entidade está desenvolvendo para ampliar os atendimentos e proporcionar melhores resultados aos produtores rurais.

Em Santa Catarina, a Assistência Técnica e Gerencial é desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc). Desde 2016, quando os primeiros grupos começaram a ser atendidos, o programa capacitou mais de 10.200 produtores rurais de vários segmentos em 284 municípios. Hoje, são beneficiadas 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura.

A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.

Segundo Paula, o programa oportuniza ao produtor explorar novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. “São dois anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. O encontro foi fundamental para ampliar conhecimentos, alinhar as ações e realizar a troca de experiências entre as regionais do Senar que executam a ATeG em todo o Brasil. Afinal, cada estado tem as suas características e seus diferenciais, o que contribui para a discussão de ideias que podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada região”.

A diretora de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Andrea Barbosa , afirmou que a metodologia traz "resultado imediato para o produtor rural e sua família com melhoria na qualidade de vida, porque é um atendimento personalizado que respeita os limites e a realidade de cada produtor rural."

"Nossa meta é contribuir para a formação de uma nova classe média rural nos próximos quatro anos. Para isso, vamos investir na preparação das equipes e ampliar o número de técnicos de campo", ressaltou.

O Senar presta assistência técnica em 25 estados e no Distrito Federal, desenvolve 221 projetos em 31 cadeias produtivas e atendeu 226 mil propriedades rurais de 2013 a 2023.

ATEG SC

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo , realça o sucesso do programa em todo o país. “É um orgulho saber que os resultados são tão significativos em Santa Catarina e nas demais unidades da federação. Esse encontro dos coordenadores foi essencial para avaliação de resultados e alinhamento das atividades deste ano no Brasil todo”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, também complementa que a iniciativa tem contribuído significativamente para aperfeiçoar a gestão e elevar a renda e a produtividade dos produtores. “Isso é possível porque as nossas equipes estão em constante aprimoramento sobre as tendências do mercado e também porque são comprometidas e desenvolvem um excelente planejamento estratégico para capacitar os grupos que integram o programa nas suas variadas áreas”.

Matérias Relacionadas