Logo CNA

Minas Gerais

Encontro mostra que capacitação e ATeG precisam andar juntas
Encontro ateg

27 de julho 2022

Um dia inteiro de nivelamento de conhecimentos e troca de informações: esse foi o 2º Encontro Geral de Técnicos e Supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATEG promovido na quinta-feira (14) para mais de 500 pessoas. O objetivo foi explicar o processo de realização de cursos de Formação Profissional Rural para produtores participantes dos grupos de ATeG.

O público foi o maior já presente nesse tipo de formação, reunindo as equipes de campo e da sede do Programa ATeG, gerentes e assistentes regionais do Sistema FAEMG, agentes de desenvolvimento rural e instrutores. A programação foi desenvolvida online. Os conteúdos focaram em dar aos técnicos habilidades para estimular a participação efetiva dos produtores assistidos nos cursos de capacitação indicados para cada atividade produtiva e como isso pode auxiliar no crescimento das propriedades. O presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, abriu as atividades ressaltando a importância de alinhar as dinâmicas “para que possamos continuar atendendo bem o produtor rural”. Os vice-presidentes Renato Laguardia e Weber Bernardes também deram as boas-vindas aos presentes.

“Precisamos deixar um conhecimento para esse produtor, por isso a tônica desse evento é compreender esse processo de uma maneira mais adequada para que a gente possa encerrar esses grupos e saber que o produtor vai continuar de uma maneira ainda melhor do que antes. Temos que pensar se estamos entregando o que o nosso público precisa. Nossa meta é chegar ao final desse ano com 20 mil produtores atendidos pelo ATeG, temos muito trabalho pela frente”, explicou o gerente Executivo Técnico Bruno Rocha de Melo.

Dinâmica com os participantes mostrou a percepção da ATeG para os produtores Dinâmica com os participantes mostrou a percepção da ATeG para os produtores

Ao longo do dia, os participantes ainda conheceram o passo a passo desde a solicitação até a realização de um treinamento do SENAR MINAS e foram apresentados a programas especiais desenvolvidos pelo Sistema FAEMG que podem ser inseridos no ATeG. A gerente pedagógica Cristiane Trigueiro também repassou estratégias para que os técnicos possam mostrar aos produtores a importância dos treinamentos para potencializar o trabalho feito pela assistência técnica e gerencial.

Receita de sucesso

Três técnicos de campo apresentaram suas experiências de sucesso na promoção de cursos para os grupos. De acordo com Matheus Campos (Fruticultura), Robson Pinheiro (Olericultura) e Leidiane Amaro (FIP Paisagens Rurais) a receita, basicamente, consiste em insistência, boa relação com os parceiros para facilitar a mobilização, mostrar o valor do certificado do SENAR MINAS para o mercado de trabalho e como a capacitação pode elevar a renda do participante.

Participantes conheceram mais detalhes dos cursos de FPR e PS e como eles se encaixam no trabalho da ATeG Participantes conheceram mais detalhes dos cursos de FPR e PS e como eles se encaixam no trabalho da ATeG

Para o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, “esse foi um encontro histórico”, por promover a integração entre equipes do Sistema FAEMG, técnicos de campo, instrutores e agentes de desenvolvimento rural. “Essa integração vai garantir a montagem de bons grupos de ATeG que possam ser bons também para participar dos cursos, que são ferramentas fundamentais para o sucesso da assistência técnica e gerencial. A partir do momento em que temos pessoas mais capacitadas, o trabalho da ATeG é muito mais facilitado. Essa harmonia faz com que todos ganhem, especialmente o produtor”, disse Nascif.

Próximo encontro

Bruno Rocha de Melo adiantou que o 3º Encontro Geral de Técnicos e Supervisores já tem data: 18 de novembro, presencial, durante a Semana Internacional do Café, no Expominas. Para Nascif, será um dos pontos fortes da programação da SIC: “O Sistema FAEMG aposta cada vez mais na capacitação de suas equipes, porque só assim seremos sempre melhores e transformaremos a vida do produtor rural”, concluiu.

Christiano Nascif encerrou o encontro, que ele considerou “histórico” Christiano Nascif encerrou o encontro, que ele considerou “histórico”

Matérias Relacionadas