Logo CNA

Paraná

Encontro foca na mobilização do sistema sindical rural
Encontro Mobilizadores

Sistema Faep/Senar-PR realizou 1º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores dos Sindicatos Rurais, com vistas a ampliar o acesso de capacitação aos produtores do Paraná

17 de março 2023

Mais de 180 mobilizadores e gestores de sindicatos rurais do Paraná ganharam um novo fôlego para atuar na linha de frente, formando turmas para cursos e estimulando produtores rurais a se capacitarem constantemente. O grupo participou do 1º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores dos Sindicatos Rurais, nos dias 16 e 17 de março, em Curitiba. Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, o evento faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado em 2018, para incentivar os sindicatos rurais a desenvolver estratégias e iniciativas que garantam sua autonomia.

Os mobilizadores e gestores sindicais têm papel estratégico para a representatividade da categoria. Os profissionais fazem o elo entre produtores rurais e os sindicatos e, consequentemente, o Sistema FAEP/SENAR-PR, nas esferas da representação política, capacitação profissional e/ou promoção social. A coesão de todas essas frentes é determinante, na prática, para o fortalecimento do sistema sindical.

“O Sistema FAEP/SENAR-PR quer, cada vez mais, melhorar a estrutura sindical do Paraná e os serviços prestados lá na ponta, junto aos produtores do Paraná. E isso está dando certo, pois temos visto sindicatos reabrirem ou serem criados. Isso mostra a importância das lideranças locais e que os sindicatos são importantes para a comunidade”, disse o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Ágide Meneguette discursa na abertura do evento

O evento ocorreu em duas etapas. Na primeira, os participantes assistiram a uma série de apresentações do mapa organizacional e estratégico da entidade, por meio da qual puderam compreender o funcionamento e o papel de cada departamento, além de suas ferramentas e técnicas de gestão. Também houve ênfase em todos programas e cursos disponíveis no catálogo do SENAR-PR e em ações de ESG (sigla em inglês para Desenvolvimento, Social e Governança), estimuladas pelo Sistema FAEP/SENAR-PR.

Ainda nessa etapa, os mobilizadores e gestores sindicais conheceram, de forma aprofundada, as ações relacionadas ao PSS. A apresentação contemplou exemplos de ações que podem ser implantadas na prática por sindicatos rurais, para ampliar e melhorar o relacionamento com os produtores rurais. As palestras também abordaram o funcionamento do sistema de representatividade, que encadeia sindicatos rurais, a FAEP e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), fazendo valer os direitos e anseios do setor agropecuário em âmbito nacional.

“Nós levamos aos mobilizadores e gestores um olhar abrangente focado no SENAR-PR e no Programa de Sustentabilidade Sindical, que tem sido determinante para a sobrevivência e autonomia dos sindicatos rurais em todo o Paraná. São ferramentas que ofertamos para o desenvolvimento do nosso setor”, definiu João Lázaro Pires, coordenador do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Na segunda etapa do encontro, os participantes tiveram um treinamento de técnicas de vendas e negociação, ministrados pela Conquer Business School. O objetivo é que mobilizadores e gestores passem a ver os cursos do SENAR-PR a partir de uma perspectiva de mercado. Com isso, eles terão condições mais efetivas de sensibilizar produtores rurais da necessidade de frequentar as capacitações, amplificando o desenvolvimento do setor agropecuário.

“Os mobilizadores e gestores são figuras estratégicas. O foco é tentar fazer com que enxerguem o Sistema FAEP/SENAR-PR como um parceiro no processo de mobilização. A ideia é estimulá-los e dar ferramentas para que consigam estimular o produtor a fazer cursos e participar de programas, trazendo-o para o sistema sindical”, disse o gerente do Departamento de Planejamento e Controle do Sistema FAEP/SENAR-PR, Henrique Gonçalves Salles.

Em 2022, quase a metade dos sindicatos rurais do Paraná (49%) levou aos produtores mais de 70% dos cursos que constavam de seu planejamento estratégico. O objetivo é estimular a ampliação de capacitações ofertadas na ponta, de acordo com a demanda dos produtores e as necessidades específicas de cada localidade.

PSS

O Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) foi lançado em 2018, depois de a Reforma Trabalhista ter eliminado a contribuição sindical compulsória, que era uma das principais fontes de renda dos sindicatos. O objetivo do Sistema FAEP/SENAR-PR com o programa é estimular e criar instrumentais para que os sindicatos possam pensar em soluções e estratégias que garantam sua autonomia, inclusive financeira.

Para isso, o Sistema FAEP/SENAR-PR promoveu um diagnóstico para entender a realidade dos sindicatos rurais, promovendo encontros trimestrais com consultoria para criar planos estratégicos personalizados para cada unidade. Além disso, o PSS levou a campo um conjunto de iniciativas, como os Encontros Regionais de Líderes Rurais (dos quais mais de 1,7 mil produtores participaram, só em 2019) e o curso Liderança Rural (que tem duas fases, além de um módulo internacional) e o workshop Agro Pro – Produtor Protagonista.

Para este ano, estão previstas 11 grandes ações, incluindo a continuidade do foco na Comissão Estadual de Mulheres da FAEP e a criação de comissões de jovens produtores. “Tivemos, recentemente, acontecimentos políticos que impactariam sobre o setor agropecuário, mas que conseguimos reverter graças a nossa ação. Fatores como esse mostram o quanto é importante estarmos organizados. Para isso, todos vocês são muito importantes”, disse Meneguette, aos participantes do encontro.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas