Encontro de Institutos do Sistema CNA destaca inovação e tecnologia para o agro

Evento reuniu representantes de Estados em Salvador

Por Instituto CNA 14 de agosto 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 08 13 at 17 19 15 1024x768

Brasília e Salvador (14/08/2025) – O Instituto CNA promoveu, na quarta (13) e na quinta (14), o “2º Encontro dos Institutos do Sistema CNA”, que aconteceu no HUB Semear, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), em Salvador.

Durante os dois dias, o evento, que reuniu os institutos ligados às Federações de agricultura e pecuária de todo o país, discutiu inovações e tendências tecnológicos no agro e promoveu a troca de experiências entre os estados.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, acompanhou as atividades, juntamente com presidentes e representantes das Federações e administrações regionais e diretores do Sistema CNA/Senar.

Imagem

O primeiro dia foi dedicado à apresentação das ações do Instituto CNA, compartilhamento de experiências para o desenvolvimento de estratégias e inovação para o agro.

“O Sistema CNA debate tendências para, cada vez mais, prestar um melhor serviço aos produtores rurais. É um privilégio trocar experiências e conhecer as ações de outros institutos ao redor do país”, afirmou a diretora executiva do Instituto, Mônika Bergamaschi.

Oportunidade - O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou a importância de receber o encontro na Bahia. “É uma oportunidade de troca com aqueles Estados que estão planejando a instalação de um Instituto vinculado à Federação”, ressaltou.

A vice-presidente do Instituto de Agropecuária (Iagro) da Bahia, Carminha Missio, que também é vice-presidente do Sistema Faeb, disse que a iniciativa “contribuirá para apresentação de diretrizes para utilização da tecnologia e inovação em favor do agro”.

Imagem

Os participantes também acompanharam a apresentação das ações do Instituto CNA, como os desafios tecnológicos do agro 2025, os protocolos de adesão voluntária de rastreabilidade animal e o CNA Fiagro, fundo exclusivo do Sistema CNA/Senar que oferece microcrédito a produtores atendidos pela ATeG do Senar.

Os representantes dos Institutos ligados às federações da Bahia (Iagro/Faeb), Goiás (IFAG) e Minas Gerais (Inaes), compartilharam os projetos e ações em seus Estados.

Visita e apresentações - No segundo dia, os participantes visitaram a sede do Senai/Cimatec, instituição de ensino superior que é referência em educação, tecnologia e inovação, e participaram de uma série de ações.

A assessora técnica do Instituto CNA, Marina Zimmermann, apresentou os resultados do projeto Forrageiras para o Semiárido e a coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, falou sobre Provas de Conceito e a atuação de startups no setor.

Imagem

Inovação - De acordo com o diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira, para acompanhar o dinamismo do setor agropecuário, o ICNA tem investido em ações de inovação para aumentar a participação de produtores rurais neste segmento.

“É muito importante essa troca de experiências entre os Estados. Temos que pensar nos principais desafios e nas demandas que o produtor rural terá no futuro para resolver”, afirmou.

Com informações da Faeb