Logo CNA

Mato Grosso

Empresas parceiras atualizam instrutores credenciados sobre novas tecnologias
01 14 jan capacitacao maquinas ct sorriso huqsvarna 17

As capacitações foram ministradas por empresas parceiras dos polos tecnológicos

27 de janeiro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

O avanço da tecnologia exige uma atualização constante no mercado de trabalho e neste mês de janeiro, instrutores credenciados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos nas novas tecnologias disponíveis. Consequentemente, estarão mais capacitados para as 10 mil ações educacionais previstas pela instituição neste ano.

As atualizações foram ministradas por empresas parceiras do Senar-MT, que atuam nos polos tecnológicos da instituição no estado. Em Acorizal, instrutores da área de bovinocultura participaram de treinamento sobre produção de silagem e conheceram equipamentos responsáveis pelo corte de capim e mistura de rações, pela empresa parceira Nogueira Máquinas Agrícolas.

A capacitação reuniu cerca de dez instrutores credenciados. Para a zootecnista e instrutora Cleide Lis Ribeiro dos Santos, a maior dificuldade dos profissionais é trabalhar com a ensiladeira. “Essa capacitação só veio agregar no conhecimento que a gente já tem sobre produção de silagem. É um diferencial fazermos uma prática de ensilagem e estarmos capacitados para trabalhar com a ensiladeira e o maquinário. Foi de extrema valia aprendermos sobre cada funcionamento”, destaca.

Joelson Antônio Silva aprendeu a dar manutenção em equipamentos como a colhedora de forragem e o vagão forrageiro. “Eu já tinha conhecimento, mas agora aprendi a regular, configurar e dar manutenção nos equipamentos. Assim, podem ajudar a solucionar esses problemas em campo”, destaca.

CT Sorriso

Dos dias 10 a 14 de janeiro, a empresa parceira Husqvarna ofertou capacitação a seis instrutores de operação e manutenção de máquinas e equipamentos, no Centro de Treinamento (CT) de Sorriso. Foram utilizados os equipamentos para mecanização agrícola, floresta e área verde. Dentre eles estão motocultivador e acessórios (sulcador, revolvedor de solo), pulverizador, atomizador, motobomba, motosserras a combustão e a bateria, podador de galho a bateria, roçadeira a bateria e cortador de grama de alta produtividade Giro Zero.

“O objetivo é fortalecer essa parceria e levar esse conhecimento para os instrutores e consequentemente aos produtores rurais. Assim eles poderão utilizar melhor cada equipamento e melhorar o desempenho na propriedade”, afirmou Valsoir Amancio, especialista de serviço da empresa parceira.

Paulo Figueiredo, consultor técnico da Husqvarna, destacou que os benefícios afetarão também os pequenos produtores. “É um prazer dar esse pontapé inicial em 2022 para dar conforto ao usuário e mecanização à pequena propriedade”.

Matérias Relacionadas