Empresários e produtores relatam experiências internacionais com agroBR
CNA encerrou na sexta (25) encontro de capacitação com especialistas do projeto
Brasília (28/07/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou na sexta (25) o Encontro com Especialistas em Internacionalização do agroBR, realizado na sede da entidade, em Brasília. O evento reuniu consultores do projeto que atuam em todo o país.
O último dia de programação foi marcado pela participação de federações de agricultura e pecuária e de produtores e empresários rurais que apresentaram experiências bem-sucedidas após a entrada no agroBR.
A programação teve início com a apresentação do consultor Victor Melão, que destacou o desempenho da plataforma de e-commerce Brazilians Farms, voltada à comercialização de produtos brasileiros nos mercados da China, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.
“Hoje contamos com 28 empreendimentos participantes, oferecendo categorias variadas como bebidas, café, vegetais, óleos essenciais, mel, frutas secas, snacks e açaí. Os resultados têm sido bastante positivos, o que comprova o grande potencial dos nossos produtos no mercado externo”, destacou.
Durante o encontro, o gerente técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), José Carlos Pádua, e a assessora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Aline Veloso, compartilharam suas experiências e a importância do projeto junto aos estados.
“O agroBR é um programa muito especial. Nosso papel é ajudar os produtores a ampliarem sua visão estratégica de negócios. Já vimos muitos casos de agricultores que jamais imaginaram até onde poderiam chegar”, destacou Pádua.
Aline reforçou a importância da atuação conjunta com a CNA. “Ao longo do tempo, diversas ações vêm sendo desenvolvidas. Essa articulação constante e o trabalho próximo com a Confederação são fundamentais para o sucesso do projeto”.
Para ilustrar os impactos concretos da iniciativa, o produtor de mel Eduardo Medeiros, da empresa Essências Brasil, localizada na Chapada dos Veadeiros (GO), relatou sua trajetória com o agroBR.
“Antes, vendíamos nossos produtos apenas em Brasília. Com o projeto, conseguimos alcançar o mercado internacional. Em quase três anos, participamos de diversas capacitações e, só em 2024, estivemos presentes em cinco feiras internacionais, além de várias rodadas de negócios”, contou.
O agroBR é realizado juntamente com a ApexBrasil para dar aos produtores rurais todas as orientações necessárias para o processo de exportações de seus produtos, com ações de capacitação, consultoria, elaboração de plano de exportação, participação em rodadas de negócios e atendimento em escritórios no Brasil e no exterior.