Logo CNA

Piauí

Em Corrente, produtores de melancia melhoram produção e renda familiar após a chegada da ATeG do Senar
Whats App Image 2023 02 13 at 10 26 12

Com cinco meses, eles já obtêm bons resultados

17 de fevereiro 2023

Com apenas cinco meses de execução do Programa Agronordeste II, na comunidade Pastores, em Corrente, no extremo sul do Piauí, dez produtores de melancia já colhem bons frutos.

O plantio, colheita e comercialização que antes era feita de forma rudimentar, agora ganhou técnica e gerenciamento através do técnico de campo Osvaldo Rodrigues. E os resultados já estão sendo observados já na primeira colheita.

“Depois do conhecimento do Senar, descobri que a colheita está sendo mais reforçada. Estamos no início da colheita, daqui já saíram 2.401 melancias. Pra mim foi uma grande diferença. Nós não tínhamos conhecimento. No ano passado essa área pegou 80 covas, e este ano a metade dela pegou 1.500 covas”, disse a produtora rural Eretusia da Silva.

Entre as dificuldades encontradas pelos produtores da região é que a produção não é irrigada, depende de fatores climáticos como a chuva, além da dificuldade de acesso para o escoamento da produção.

O produtor Aylon Pereira, conta que antes da chegada do Senar, no ano passado, ele teve um prejuízo de 60% da sua colheita, pela má qualidade dos frutos, e que está muito feliz com os resultados já obtidos. “No ano passado, eu fiz um plantio bem grande, mas tive um prejuízo de 60%, e o que eu colhi, foram muito ruins os frutos. Depois que chegou esse programa aqui na nossa localidade, temos uma melancia de boa qualidade, um doce bom, 100%. Estou muito feliz com esse acompanhamento do Senar”, concluiu o produtor rural.

“Por que ele teve um aumento de produção? Porque teve uma orientação de um técnico de campo, do Projeto Agronordeste II, orientando a plantar sementes de boa qualidade, fazer uma adubação de solo, fazer cobertura no período curso e aplicação dos defensivos necessários para combater as pragas e doenças”, explicou quais as principais orientações dadas aos produtores que ajudaram a melhorar os resultados já na primeira colheita.

O Programa Agronordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem, aumentando a produção e melhorando o gerenciamento através de visitas mensais de um técnico de campo, durante 02 anos. A mobilização dos produtores rurais é feita através do sindicato rural de corrente.

Além da melhoria técnica, o técnico de campo também dá orientações na parte gerencial das propriedades, assim há uma melhora da renda e da qualidade de vida das famílias atendidas.

“Hoje o programa trabalha com assistência técnica e gerenciamento para produzir cada vez mais barato, para se ter uma competitividade no mercado. Não adianta só produzir, é preciso produzir há um custo acessível para poder ter preço competitivo no mercado e aumentar a rentabilidade do produtor”, concluiu o supervisor Ricardo Holanda.

Áreas de atuação