Minas Gerais

19/11/2019

Em auditoria, SENAR MINAS confirma a manutenção da Certificação ISO 9001

Por: SENAR MINAS

Promovida anualmente na sede, em Belo Horizonte, e nos Escritórios Regionais do Senar Minas, a auditoria da Certificação ISO 9001 examinou o cumprimento das boas práticas determinadas pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da entidade e concluiu que o Senar continua podendo se orgulhar de contar com esse diferencial em seus cursos.

Acompanhado pela coordenadora de Administração e Finanças Ana Lúcia Campos e pela analista de qualidade Maryanne Aguiar, o auditor Miguel Paiva, da certificadora DNV GL, acompanhou a rotina de trabalho na sede e nos Escritórios Regionais de Passos e Lavras, além de um curso de Plantas Medicinais, promovido nesta última.

ISO 9001 SENAR MINAS - novembro 2019
A partir da esquerda: Maryanne Aguiar, Miguel Paiva e Ana Lúcia Campos

Miguel disse não ter detectado não-conformidades, apenas oportunidades de melhoria. Ele também teceu elogios ao uso da tecnologia na modernização dos procedimentos, à forma como os instrutores conduzem os treinamentos e ao uso racional dos recursos instrucionais, além de destacar como os funcionários têm domínio das práticas do dia a dia – o que, segundo ele, prova que o SGQ tem cumprido seu papel de tornar a qualidade uma cultura no Senar.

Em reunião em Belo Horizonte com o superintendente Christiano Nascif e os gestores da entidade, Miguel Paiva detalhou o relatório da auditoria e comentou que “em linhas gerais, o SGQ está bem estruturado e observamos crescimento positivo na sede e nos regionais”. Ele também elogiou a iniciativa do “Café com Qualidade”, um bate-papo feito na sede para falar sobre a qualidade com os funcionários e frisar como a participação de todos é importante. Para Nascif, a equipe do Senar está “de parabéns” pelo engajamento na melhoria constante.

ISO 9001 SENAR MINAS - novembro 2019
O auditor Miguel Paiva apresenta os resultados da auditoria ao superintendente Christiano Nascif e equipe de gestores do SENAR MINAS

Melhoria contínua

Miguel Paiva acredita que o Sistema de Gestão da qualidade é “a força para que possamos promover a melhoria contínua, estar sempre buscando algo a mais daquilo que foi planejado anteriormente”. “Os questionamentos trazidos pela auditoria nos fazem analisar nosso trabalho sob ângulos diferentes do nosso dia a dia e com isso observamos como sempre temos algo a melhorar”, avalia a coordenadora Ana Lúcia Campos. “Vemos o que podemos melhorar e validamos o que de fato é bom. Isso valoriza nosso trabalho”, acrescenta.

A gestora do Senar também comentou que os funcionários do percebem que a cultura da qualidade é importante para a organização, o que torna natural que apliquem os procedimentos. “É um trabalho que enobrece o que entregamos para o nosso cliente. Agora cabe a nós analisar o relatório e ver todas as oportunidades para detectar no que a gente pode melhorar”, conclui Ana Lúcia.

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