E-Tec 10 anos: Irmãos unidos pelo aprendizado
João Pedro e Leandro Venturim, do Espírito Santo, mudaram de vida depois dos cursos técnicos do Senar
Brasília (23/09/2025) – O aprendizado que os irmãos João Pedro Lorencini Venturim e Leandro Venturim adquiriram com os cursos técnicos do Senar transformou não só a propriedade rural localizada no Espírito Santo, mas levou qualidade de vida para toda a família.
Os dois ingressaram juntos nos cursos técnicos em Agronegócio (2019) e Zootecnia (2022) oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no polo de Rio Bananal, no Espírito Santo.
Foi a oportunidade que precisavam para mudar a realidade que viviam desde crianças. Depois que concluíram o ensino médio, continuaram trabalhando na propriedade da família, mas a situação financeira estava complicada. “Na verdade, não tínhamos controle sobre custos, gastos, lucro”, relembra João Pedro.
Como muitas vezes acontece no campo, no início eles tiveram o apoio de uma família vizinha para ajudá-los com técnicas de adubação, correção do solo, mas a vontade de aprender era muito grande. “Mas sabíamos que precisávamos entender melhor o que estávamos fazendo”, conta João Pedro.
Quando ficaram sabendo do curso técnico em Agronegócio, se apressaram para reunir toda a documentação e se inscrever. “Era tudo o que precisávamos. O curso nos daria independência para analisar custos, negociar e tomar decisões com segurança.”
Adaptação - No início, conciliar o trabalho na propriedade com os estudos foi desafiador. Pouco tempo depois, a pandemia de Covid-19 mudou o formato das aulas, exigindo a adaptação ao ensino online. Eles compraram um notebook e seguiram firmes na jornada.
O esforço logo deu resultado. “Com o curso, adquirimos conhecimento técnico e aplicamos tudo na propriedade. Passamos a cortar gastos desnecessários, investir no que realmente gerava retorno e nossa vida financeira mudou da água para o vinho. No começo, pedíamos ajuda para os vizinhos, hoje muitos nos procuram para pedir orientação. Já somos uma referência para eles.”
Nova realidade - Quando começaram o curso, a família cultivava 9 hectares de café e tinha outros 4 hectares de terra sem uso. Cinco anos depois, a realidade é outra: são 14 hectares próprios de café, mais 7,3 hectares arrendados e, em breve, outros 5 hectares em contrato de arrendamento. Além disso, os irmãos já adquiriram 64 hectares, que terminarão de pagar nos próximos meses.
Com tantos avanços, João Pedro e Leandro fazem questão de indicar os cursos do Senar a amigos e conhecidos. “Queremos que outros também tenham acesso a esse conhecimento e possam melhorar de vida. Quem passa pelo Senar é capacitado e conquista independência financeira.”
Para o futuro, o plano é seguir com a agricultura, diversificar atividades, adquirir novas áreas e aumentar a produção. Para os irmãos Venturim, o aprendizado garantiu o conhecimento que precisavam para permanecer e vencer no campo.