E-Tec 10 anos: Irmãos unidos pelo aprendizado

João Pedro e Leandro Venturim, do Espírito Santo, mudaram de vida depois dos cursos técnicos do Senar

Por Senar 23 de setembro 2025
Compartilhe:
Site CNA 13

Brasília (23/09/2025) – O aprendizado que os irmãos João Pedro Lorencini Venturim e Leandro Venturim adquiriram com os cursos técnicos do Senar transformou não só a propriedade rural localizada no Espírito Santo, mas levou qualidade de vida para toda a família.

Os dois ingressaram juntos nos cursos técnicos em Agronegócio (2019) e Zootecnia (2022) oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no polo de Rio Bananal, no Espírito Santo.

Foi a oportunidade que precisavam para mudar a realidade que viviam desde crianças. Depois que concluíram o ensino médio, continuaram trabalhando na propriedade da família, mas a situação financeira estava complicada. “Na verdade, não tínhamos controle sobre custos, gastos, lucro”, relembra João Pedro.

Irmãos ingressaram juntos  no polo de Rio Bananal, no Espírito Santo. Irmãos ingressaram juntos no polo de Rio Bananal, no Espírito Santo.

Como muitas vezes acontece no campo, no início eles tiveram o apoio de uma família vizinha para ajudá-los com técnicas de adubação, correção do solo, mas a vontade de aprender era muito grande. “Mas sabíamos que precisávamos entender melhor o que estávamos fazendo”, conta João Pedro.

Quando ficaram sabendo do curso técnico em Agronegócio, se apressaram para reunir toda a documentação e se inscrever. “Era tudo o que precisávamos. O curso nos daria independência para analisar custos, negociar e tomar decisões com segurança.”

Adaptação - No início, conciliar o trabalho na propriedade com os estudos foi desafiador. Pouco tempo depois, a pandemia de Covid-19 mudou o formato das aulas, exigindo a adaptação ao ensino online. Eles compraram um notebook e seguiram firmes na jornada.

Imagem

O esforço logo deu resultado. “Com o curso, adquirimos conhecimento técnico e aplicamos tudo na propriedade. Passamos a cortar gastos desnecessários, investir no que realmente gerava retorno e nossa vida financeira mudou da água para o vinho. No começo, pedíamos ajuda para os vizinhos, hoje muitos nos procuram para pedir orientação. Já somos uma referência para eles.”

Nova realidade - Quando começaram o curso, a família cultivava 9 hectares de café e tinha outros 4 hectares de terra sem uso. Cinco anos depois, a realidade é outra: são 14 hectares próprios de café, mais 7,3 hectares arrendados e, em breve, outros 5 hectares em contrato de arrendamento. Além disso, os irmãos já adquiriram 64 hectares, que terminarão de pagar nos próximos meses.

Para os irmãos Venturim, o aprendizado garantiu o conhecimento que precisavam para permanecer e vencer no campo. Para os irmãos Venturim, o aprendizado garantiu o conhecimento que precisavam para permanecer e vencer no campo.

Com tantos avanços, João Pedro e Leandro fazem questão de indicar os cursos do Senar a amigos e conhecidos. “Queremos que outros também tenham acesso a esse conhecimento e possam melhorar de vida. Quem passa pelo Senar é capacitado e conquista independência financeira.”

Para o futuro, o plano é seguir com a agricultura, diversificar atividades, adquirir novas áreas e aumentar a produção. Para os irmãos Venturim, o aprendizado garantiu o conhecimento que precisavam para permanecer e vencer no campo.