Logo CNA

Alagoas

Domício Silva é eleito presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando
Domicio Silva edited

Mandato começa a partir de 2023

13 de dezembro 2022

Por: Kelmenn Freitas*

Fonte: Faeal

A partir de janeiro de 2023, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando passará a ser conduzida pelo pecuarista Domício Silva, que compõe a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).

Ele foi eleito na última quinta-feira (08) com 64,87% dos votos válidos. No total, foram 632 votos válidos e 142 inválidos/nulos. O pleito aconteceu na sede da associação, em Uberaba (MG).

Domício Silva presidirá a entidade durante o triênio 2023/2025 e pretende ampliar os investimentos no Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), implantar mecanismos que promovam o acesso dos pequenos e médios produtores à genética superior, alcançar a certificação internacional da raça, dentre outros projetos.

“Domício é uma referência do agronegócio alagoano. Sua escolha para a presidência da girolando a nível nacional reflete a sua competência e orgulha todos nós que integramos o segmento em nosso estado”, destaca Álvaro Almeida, presidente da Faeal.

Natural de Palmeira dos Índios, Domício Silva ocupa atualmente os cargos de diretor de Relações Institucionais e Comerciais da Girolando, de presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e de vice-presidente da Federação de Agricultura e de Pecuária de Alagoas. É selecionador da raça desde 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro/AL, engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Gestão do Agronegócio.

Também compõem a diretoria eleita os pecuaristas: Luiz Fernando Reis (Vice-presidente), Marcos Amaral Teixeira (1º Diretor-Administrativo), Rubens Balieiro de Souza (2º Diretor-Administrativo), José Antônio da Silva Clemente (1º Diretor-Financeiro), Luiz Cláudio Bastos de Moura (2º Diretor-Financeiro), Alexandre Lopes Lacerda (Diretor de Relações Institucionais e Comerciais), José Renato Chiari (Diretor Técnico-Científico), Tatiane Almeida Drummond Tetzner (Diretora de Relações Internacionais) e Marcelo Renck Real (Diretor de Fomento e Eventos).

Sobre a Associação de Girolando

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba/MG, ainda realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica ao programa de melhoramento.

* Com informações da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Matérias Relacionadas