Logo CNA

Documento traz estudo sobre emissão e remoção de GEE na agropecuária
Emissao de gees

Sistema CNA/Senar apoiou a elaboração da coletânea lançada pelo Mapa na COP

10 de novembro 2021
Por CNA

Brasília (10/11/2021) O Sistema CNA/Senar foi uma das entidades que apoiou a construção da coletânea “Estudos sobre emissão e remoção de gases de efeito estufa e adaptação agropecuária à mudança do clima”, apresentada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) na Conferência do Clima (COP-26) em Glasgow, na Escócia.

O documento tem três volumes que estão disponíveis no portal do Mapa: Fatores de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa da Agricultura Brasileira ; Fatores de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa da Pecuária Brasileira ; e Estratégias de adaptação às mudanças do clima dos sistemas agropecuários brasileiros .

“O agro tem importância no cumprimento das metas do Acordo de Paris e, se temos o papel e a responsabilidade de transformar essas obrigações em vantagens competitivas, saber quantificar as emissões é muito importante”, afirmou Nelson Ananias Filho, coordenador de Sustentabilidade da CNA.

Construída por mais de 600 pesquisadores que coletaram informações em diferentes cadeias produtivas e biomas, a coletânea contou, também, com a colaboração da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Relações Exteriores.

A Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas e Agropecuária Conservacionista, do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, liderou os trabalhos. As informações da coletânea também serviram de apoio para a revisão do Plano ABC e elaboração do ABC+.

“Saber o quanto estamos contribuindo pode ser um diferencial da atividade agropecuária, tanto para se inserir no futuro mercado de carbono quanto no cumprimento das metas do Brasil no Acordo de Paris, ajudando o mundo a evitar o aumento das temperaturas globais”, ressaltou Filho.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas