Logo CNA

Do Rural à Mesa deverá ser ampliado no Distrito Federal
Img 4465web 0 066821002015150611711

Programa foi apresentado para representantes do Senac-DF nesta terça-feira

24 de maio 2016
Por Senar

A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que vem obtendo ótimos resultados dentro do Programa Do Rural à Mesa, poderá contar com mais um integrante em breve: o Senac-DF. A iniciativa foi apresentada para representantes da entidade nesta terça-feira (24/5), na sede do SENAR, em Brasília.

Durante a reunião, os coordenadores do programa do SENAR e do Senac explicaram como surgiu a ideia de criação do Do Rural à Mesa, a metodologia de execução, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o impacto social da iniciativa e as propostas de ampliação. O encontro também serviu para a equipe do Senac-DF esclarecer dúvidas a respeito da logística, frequência e entrega dos produtos, entre outros pontos.

coordenador nacional de ATeG do SENAR, Matheus Ferreira

O coordenador nacional de ATeG do SENAR, Matheus Ferreira, destacou a importância do programa para a entidade. Segundo ele, trata-se de um “divisor de águas”, pois o SENAR já atuava focado na formação dos produtores, na implementação de técnicas e no aumento da produtividade, mas com o Do Rural à Mesa passou a trabalhar da “porteira para fora”.

“Apesar de ajudar em tudo isso, notamos que surgiu um problema: para quem vender o que era produzido? Essa cadeia, a de hortifrúti, ainda está muito vinculada a atravessadores e os produtores tinham prejuízos na comercialização. Com o Rural à Mesa, conseguimos garantir a compra dos produtos, o aumento da rentabilidade deles, a redução no uso de agroquímicos e gerar empregos. É um pacote social, ambiental e econômico”, destaca.

Marilene Delgado, do Senac Gastronomia

“Conseguimos equalizar os preços de forma a tornar o valor justo para nós e para os produtores. É uma relação ganha-ganha mesmo. Além disso, é um programa que incentiva o associativismo e promove um fortalecimento institucional. A intenção é ganhar escala e acredito que com a entrada do Senac-DF poderemos ampliar muito mais esse programa”, analisa a assessora de Gestão do Senac Gastronomia, Marilene Siqueira Delgado.

Atualmente o programa conta com 15 participantes no município de Alexânia (GO). Caso a parceria se concretize, informa Matheus Ferreira, a previsão é expandir o atendimento para produtores do Distrito Federal a fim de facilitar a logística de abastecimento dos restaurantes do Senac-DF.

Diretor do Senac-DF, Luiz Carlos Pires de Araújo

Os representantes do Senac-DF salientaram a preocupação da entidade com a questão do uso de defensivos na produção dos alimentos e também com a logística de entrega nos seus estabelecimentos. Para o diretor do Senac-DF, Luiz Carlos Pires de Araújo, o Do Rural à Mesa é um programa muito interessante que tem plenas condições de atender a demanda da entidade.

“O Senac nacional já tem experiência e então fica mais fácil pegar carona. A apresentação foi fantástica. Pelas duas instituições que estão a frente do Do Rural à Mesa, percebemos que só temos a ganhar, tanto para nossos alunos e colaboradores quanto para nossos clientes”, acredita.

Números do programa:

Mais de 30 produtores atendidos desde o início das atividades
17 produtos hortícolas fornecidos
Expectativa de comercialização médiamês de 6 toneladas
Volume de R$ 72 mil em produtos comercializados de setembro2015 a março2016

Para conhecer o Programa Do Rural à Mesa, assista ao vídeo:

Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Tony Oliveira
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br