Logo CNA

Paraná

Discurso do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR na abertura do Agrinho 2022
Agide discurso

Em sua fala, Ágide Meneguette destacou a importância da sustentabilidade, tema da edição deste ano

8 de novembro 2022

Sustentabilidade!

Este foi o tema geral do concurso Agrinho deste ano, num consenso entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o nosso parceiro secretário estadual de Educação, Renato Feder.

Trata-se de um assunto altamente relevante, cuja difusão e entendimento pelos jovens são indispensáveis e urgente, porque é necessário a prática para deter e, possivelmente, reverter o avanço do aquecimento global, que ameaça todo o planeta.

Se a nossa geração não soube enfrentar, com decisão, este terrível problema, postergando ações práticas, esperamos que as próximas saibam o que fazer, restabelecendo situações climáticas mais amigáveis para toda a humanidade.

Este foi o tema das mais de 300 mil redações e dos concursos de Programação e Robótica da Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR, para aproximar os alunos dos cursos básicos das inovações tecnológicas que devem dar apoio à agropecuária.

Esse também foi o tema trabalhado pelas secretarias municipais nas escolas de primeiro ciclo do ensino fundamental e pelas Apaes.

Se somados esses cursos de cunho científico e tecnológico com os cursos transversais do Agrinho, temos uma lógica de estarmos olhando e trabalhando pelo futuro.

Tudo isso foi possível graças ao trabalho de professores, diretores de escolas e secretários municipais de educação, que envolveram centenas de milhares de crianças e jovens de escolas públicas e privadas. E dos técnicos e colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR, que se empenharam na realização deste evento.

Foi também pela compreensão e ajuda de nossos parceiros, o Governo do Estado, por meio das Secretaria de Educação, da Agricultura, da Justiça, do Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Água e Terra (IAT), da Federação das Apaes, do Tribunal de Justiça do Estado, do Tribunal Regional do Trabalho da 9º região, da Sanepar, da Copel, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Rumo Logística.

A todos esses parceiros os meus agradecimentos e a certeza de que estão, como nós, trabalhando para preparar melhor as novas gerações de paranaenses.

Aos alunos, seus pais e professores, as minhas congratulações e a esperança que façam um país melhor.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Matérias Relacionadas