30/08/2019

Diretoria da CNA se reúne com Federações na Expointer

Brasília (30/08/2019) – A Diretoria Executiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na sexta (30) na Casa da Farsul, durante a programação da 42ª Expointer, em Esteio (RS).

O encontro faz parte das reuniões itinerantes promovidas pela CNA para ouvir e discutir as demandas regionais e contou com a participação de presidentes e representantes de dez federações de agricultura e pecuária (MG, GO, SC, AM, PB, ES, BA, MS, SE e RS) que visitaram a feira nesta semana.

A reunião tratou de temas como o endividamento de produtores, provocado por problemas climáticos no Rio Grande do Sul e pela dificuldade de renegociação com os bancos, questões relacionadas à produção leiteira e de preços pagos ao produtor, mercado internacional e o comércio entre países do Mercosul.

Anfitrião do encontro, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, trouxe o relato dos resultados observados com a execução da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Rio Grande do Sul na área do leite e comentou a eficiência deste tipo de programa para aumentar a produtividade e a renda dos pequenos e médios proprietários.

Gedeão falou também sobre as ações de interiorização que a Farsul vem realizando para aproximar o Sistema do produtor rural e reiterou a importância de ter a CNA mais próxima do meio rural gaúcho.

“É de suma importância a visita do presidente João Martins, da diretoria da CNA e da sua equipe técnica durante a Expointer. Acreditamos que não existe nada mais importante para a representação do produtor rural brasileiro do que o nosso sistema sindical, que começa no sindicato, passa pela Federação e termina na CNA em Brasília. Quanto mais forte o nosso sistema ficar, melhor para o produtor rural”, destacou.

A comitiva também participou da abertura oficial da Expointer, ao lado da ministra da Agricultura Tereza Cristina, pela manhã. À noite, os diretores e presidentes de federações estiveram na cerimônia de entrega do Troféu Farsul/Banrisul Cabanhas 2019, entregue aos melhores expositores da feira.

Além do presidente da CNA, João Martins, e da Farsul, Gedeão Pereira, participaram do encontro o 1° vice-presidente, Roberto Simões (MG), o 2° vice-presidente, José Mário Schreiner (GO), 1º vice-presidente de Finanças, José Zeferino Pedrozo (SC), o 2º vice-presidente de Finanças, Muni Lourenço Silva Júnior (AM), o 1º vice-presidente de Secretaria, Mário Antônio Pereira Borba (PB), e o 2º vice-presidente de Secretaria, Júlio da Silva Rocha Júnior (ES).

Também estiveram na reunião os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, e de Mato Grosso do Sul, Maurício Saito, de Sergipe, Ivan Sobral, além do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, e da superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra. 

Assessoria de Comunicação CNA (com informações da Farsul)
Fotos: André Feltes / Agência Preview
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Relações Institucionais

Veja também