Logo CNA

Diplomatas conhecem criação de bovinos pantaneiros em Aquidauana
Whats App Image 2023 09 19 at 20 19 02

Comitiva do AgroBrazil estará em Mato Grosso do Sul até quinta (21)

19 de setembro 2023
Por CNA

Aquidauana/Sidrolândia, MS (19/09/2023 ) - O segundo dia de programação do AgroBrazil começou com uma visita a uma propriedade rural de criação de bovinos pantaneiros, no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul.

Os diplomatas visitaram a Fazenda São José, de 2,2 mil hectares, localizada em uma área formada por vegetação típica do Pantanal, e que sempre teve como base a criação de gado. Em 1989, abriu as portas para o turismo rural e hoje, além da pecuária, conta com uma pousada chamada Aguapé.

O produtor rural André Luís Murano contou que, atualmente, a fazenda tem 1,2 mil matrizes da raça Nelore em reprodução, com foco no sistema de cria da pecuária. Ele também informou que faz o uso de inseminação artificial de tempo fixo (IATF) e monta natural.

Imagem

“Com a IATF conseguimos produzir bezerros de cruzamento industrial, utilizando sêmen da raça Angus em matrizes Nelore. Os manejos acontecem entre os meses de outubro e fevereiro, devido às condições climáticas da região e com taxa de prenhês de até 80%”, disse André.

Em relação à visita dos diplomatas, André achou interessante eles conhecerem a região, o modelo de produção e as dificuldades em produzir no bioma Pantanal. “Achei válido falar que a cheia, a seca e o ataque de onças e cobras aos nossos animais são gargalos que enfrentamos aqui”, destacou.

O clima quente e abafado de Mato Grosso do Sul não atrapalhou a programação. Para conhecer de perto os bovinos do Pantanal, os representantes de dez embaixadas embarcaram em um safári pela propriedade.

“Em primeiro lugar, o clima é muito quente, o calor é forte, mas fiquei muito contente com a experiência de hoje, foi algo novo. E para mim, foi bem interessante conhecer o bioma Pantanal do Brasil”, afirmou a segunda secretária da embaixada da Tailândia, Tipaporn Attasivanon.

Imagem

À tarde, a delegação caiu na estrada rumo ao município de Sidrolândia, que fica a uma distância de um pouco mais de 120 Km de Aquidauana. A agenda foi na fazenda Recanto, que tem 4,3 mil hectares e é dedicada à produção de soja verão e milho segunda safra.

Os produtores rurais Ari e Lúcio Basso, pai e filho, adotam o sistema de plantio direto na propriedade e fazem o consórcio do milho com o capim braquiária, considerada práticas sustentáveis comuns da agricultura brasileira. “O objetivo é aumentar o volume de massa seca por hectare e a eficiência do sistema radicular. As duas culturas convivem bem”, disse Lúcio.

Imagem

Para a assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, apesar de muito intensa, a programação do dia foi fundamental para os participantes do AgroBrazil.

“Além de conhecer melhor os sistemas de produção, também foi possível discutir temas como a sustentabilidade da produção, conhecer as tecnologias aplicadas e também ter uma dimensão das distâncias e de outros desafios que permeiam a produção agropecuária brasileira, que mesmo assim é muito produtiva”.

A ssessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas