Logo CNA

Sergipe

Dia do produtor rural sergipano: conhecimento transforma vida de jovem no sertão de Sergipe
Dia do produtor rural sergipano

"Eu não apenas aprendi nas aulas, mas também coloquei em prática cada lição que recebi. Cada detalhe fez a diferença, e foi gratificante ver as mudanças acontecendo", compartilha Gabriel

8 de agosto 2023

O Dia do Produtor Rural Sergipano comemorado nesta terça-feira (08) é uma data para reconhecer a dedicação e esforço dos produtores que, com amor e paixão pelo que fazem, contribuem para o crescimento da produção agropecuária do estado. Nesta data, contamos uma história inspiradora: a trajetória de Gabriel de Oliveira, um jovem que se torna um exemplo para os futuros produtores rurais em Sergipe. Ele faz a diferença na produção de leite no sertão de Sergipe e leva consigo o conhecimento aliado à prática.

Morador da zona rural do município de Porto da Folha, no sertão sergipano, Gabriel, de 22 anos, conquistou seu lugar por ser dedicado, ele une o amor pela atividade e o aprendizado. Sua jornada começou a mudar quando ele decidiu participar do curso profissionalizante de bovinocultura de leite oferecido pelo SENAR Sergipe, o Senar Jovem. Ao aplicar os conhecimentos adquiridos diretamente em seu local de trabalho, ele logo começou a ver os resultados positivos. A produtividade na propriedade onde trabalhava aumentou significativamente, saiu de 150 litros de leite por dia, para 480 litros de leite.

"Eu não apenas aprendi nas aulas, mas também coloquei em prática cada lição que recebi. Cada detalhe fez a diferença, e foi gratificante ver as mudanças acontecendo", compartilha Gabriel.

Gabriel é um jovem que aplica o conhecimento e inspira produtores

Na pequena propriedade onde Gabriel trabalhava, ele sugeriu técnicas como a ordenha mecânica e aplicou o manejo adequado. O uso de recursos como a palma forrageira e a adaptação das instalações, também foram aprendidos nas aulas do Senar Jovem e aplicados na propriedade.

O proprietário da fazenda, Fernando Cardoso, produtor de leite, confiou nas propostas de mudança apresentadas por Gabriel e testemunhou um aumento significativo na produção de leite, graças a medidas simples e de baixo custo. "Ordenha mecânica, bezerreiro, manejo e limpeza foram apenas algumas das mudanças que Gabriel trouxe para cá. Estamos colhendo os frutos desse comprometimento", afirma Fernando.

O que começou como um vínculo de trabalho transformou-se em um projeto pessoal, resultando no aumento da quantidade do seu plantel, ele que tinha apenas um, mas passou a ter oito animais, fez curso de inseminação artificial também pelo Senar e agora investe em genética de alta qualidade. Além disso, o impacto positivo se estendeu além das fronteiras de sua propriedade. Seu pai, Sérgio Vieira também colheu os benefícios das habilidades adquiridas pelo filho, o que levou a novas oportunidades de emprego em uma fazenda de gado de leite ainda maior, para onde o Gabriel posteriormente também foi trabalhar. Com tanto empenho e dedicação, as oportunidades de emprego sempre surgem para Gabriel e agora ele é responsável pela administração de outra fazenda. Já o antigo patrão, tornou-se um assistido pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), que atende no momento 115 produtores de leite em Sergipe.

O sucesso de Gabriel ressalta a importância do Senar Sergipe, que oferece cursos teóricos e práticos que estão transformando a realidade de jovens como ele. "O curso SENAR Jovem é uma oportunidade para os jovens adquirirem habilidades importantes para entrar no mercado da produção rural com confiança", destaca Carla Aparecida, coordenadora pedagógica do SENAR Sergipe.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas durante as aulas procurando sinal de internet a noite, para as aulas online, ele não desistiu. Seus sonhos não param por aqui, pois ele planeja expandir ainda mais sua produção de leite e continuar sendo um exemplo inspirador para todos que acreditam no poder da educação e da dedicação na transformação da produção rural.

"Eu sei que ainda há muito a fazer, mas estou determinado a alcançar mais. O curso foi apenas o começo, e estou ansioso para explorar todas as oportunidades que o futuro reserva", compartilha Gabriel com entusiasmo.

Sergipe produz diariamente uma média de 1,5 milhão de litros de leite, considerando indústrias certificadas pelo Serviço de Inspeção Agroindustrial, Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal no Estado de Sergipe (SIE/SE).

Enquanto Sergipe celebra o Dia do Produtor Rural, a história de Gabriel de Oliveira ilustra o potencial transformador da educação, paixão e comprometimento, inspirando outros jovens a trilharem um caminho de sucesso na produção rural do estado.

Matérias Relacionadas