Logo CNA

Alagoas

Dia de campo marca lançamento do projeto de produção de goiaba enxertada do BRS Guaraçá
Dia de campo 03 edited

Evento faz parte da programação do projeto da rota da fruticultura alagoana

23 de maio 2023

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Senar Alagoas

O Senar Alagoas marcou presença no dia de campo de lançamento do projeto de produção da goiaba enxertada no porta enxerto do BRS Guaraçá. Representando o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, o superintendente adjunto do Senar/AL, Anderson Soares, participou do evento na última terça-feira (16), realizado no Centro de Ciências Agrárias (CECA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O evento faz parte da programação do projeto da rota da fruticultura alagoana. Após a apresentação teórica do projeto, os participantes conheceram uma unidade demonstrativa com a cultivar Paluma, enxertada no porta enxerto de Guaraçá, que é resultante do cruzamento da goiabeira com araçazeiro.

O cruzamento gerou um material híbrido, que foi denominado Guaraçá, desenvolvido pelo pesquisador Carlos Antônio Fernandes, da Embrapa Semiárido, e uma equipe de estudantes de pós-graduação. O objetivo é controlar o nematóide da goiabeira, que chega a causar 100% de perdas de produção onde há a incidência desse patógeno.

Os resultados já são animadores em algumas propriedades, com produtividades que chegam a 40 toneladas de frutos por hectare em colheitas realizadas 30 meses após o transplantio. Esse desempenho mostra a alta compatibilidade com a variedade Paluma, um material promissor para a região alagoana.

“No contexto da fruticultura, o Senar Alagoas atende atualmente mais de 1.300 propriedades por meio do seu programa de Assistência Técnica e Gerencial, bem como capacitamos produtores em cursos de fruticultura básica, fruticultura enxertia, fruticultura controle de pragas e doenças, industrialização de doces e processamento de polpas de frutas”, revela Anderson Soares.

“Com essa capilaridade, podemos ser parceiros da rota da fruticultura alagoana, auxiliando na escolha de produtores em potencial para montagem e acompanhamento de áreas demonstrativas, seleção de produtores e profissionais técnicos de campos para realização de dias de campos para difusão de conhecimentos e compartilhamento de informações”, completa.

O superintendente adjunto destaca ainda a parceria com a CARPIL, realizando treinamentos com seus cooperados, além de fornecer também Assistência Técnica e Gerencial.

Matérias Relacionadas