Logo CNA

Minas Gerais

Dez Dias de Campo para o produtor do Triângulo Mineiro
Dia de campo

27 de julho 2022

O Sistema FAEMG está organizando dez Dias de Campo no Triângulo Mineiro para os produtores assistidos pelo Projeto FIP Paisagens Rurais. O objetivo é apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas e os resultados já alcançados em propriedades que são consideradas casos de sucesso. O FIP atualmente assiste 1.552 produtores gratuitamente em Minas Gerais.

Os Dias de Campo serão promovidos em 10 municípios, do total de 12 abrangidos, localizados na Bacia do Rio Tejuco. “Selecionamos propriedades que são referência no projeto, para que os produtores conheçam boas práticas de produção, recuperação de pastagens e preservação ambiental. A ideia de fazer várias edições é justamente para dar oportunidade para que todos os produtores participem, facilitando a logística de deslocamento”, explicou o analista técnico do Sistema FAEMG e coordenador do FIP Paisagens em Minas Gerais, Ricardo Tuller.

O primeiro Dia de Campo será no sábado (23), em Comendador Gomes, e os demais seguem até o final de setembro. Cada edição terá duas estações fixas, uma com os supervisores apresentando os resultados do projeto na região; e outra com os técnicos de campo mostrando os benefícios alcançados na propriedade. Outras estações serão montadas conforme o trabalho desenvolvido em cada propriedade. “Nestas estações teremos especialistas abordando casos específicos como, por exemplo, piquete rotacionado, recuperação de pastagens degradadas, produção de silagem, entre outras ações”, completou Tuller.

O gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, destacou que a expectativa é levar cerca de 150 produtores em cada edição do Dia de Campo. “Estamos organizando uma estrutura para que os participantes possam aproveitar, ao máximo, as informações que serão repassadas, acompanhando in loco os bons resultados que o projeto já trouxe para a nossa região”, finalizou. Em caso de dúvidas, os produtores podem procurar o sindicato de seu município.

Confira o cronograma dos Dias de Campo:

  • Dia 23 de julho – 9h às 13h - Comendador Gomes (Fazenda Areias de Cima)

  • Dia 13 de agosto – 9h30 às 13h – Ituiutaba (Fazenda Monte Líbano)

  • Dia 18 de agosto – 9h às 12h30 – Uberaba (Fazenda Capão Alto)

  • Dia 20 de agosto – 8h30 às 12h – Monte Alegre de Minas (Chácara Nossa Senhora Aparecida)

  • Dia 27 de agosto – 8h às 13h – Campina Verde (Fazenda Templária)

  • Dia 03 de setembro – 8h às 13h - União de Minas (Fazenda Casinhas)

  • Dia 17 de setembro – 9h30 às 13h – Santa Vitória (Fazenda Beija-Flor)

  • Dia 22 de setembro – 9h às 12h30 – Uberlândia (Sítio Recanto Dias)

  • Dia 23 de setembro – 9h às 13h - Campo Florido (Sítio MS)

  • Dia 24 de setembro – 9h às 13h - Prata (Sítio Nossa Senhora Aparecida)

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Matérias Relacionadas