Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Destinar resíduos corretamente é base para produção mais sustentável e com qualidade
Residuos

15 de abril 2021

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Curso de Gestão de Resíduos em Propriedades Rurais é oferecido gratuitamente pelo Senar/MS.

A gestão eficiente dos resíduos de uma propriedade é prática fundamental para se obter sistemas de produção com mais qualidade e sustentabilidade. Classificar, separar e dar destinação correta a esses resíduos são temas abordados em curso gratuito do Senar Mato Grosso do Sul. Esse é o assunto para o #EducaçãonoCampo desta semana.

Com carga horária de 24 horas/aula, a capacitação apresenta as principais diretrizes para a gestão eficiente dos resíduos em todas as etapas de uma atividade agropecuária.

“Fazemos primeiro o aluno entender o que é um resíduo. Existem os sólidos, líquidos ou efluentes, que podem contaminar solo e afluentes, os gasosos e os radioativos. Há também a classificação como ‘perigosos’ e ‘não perigosos’. Para o manejo é preciso conhecer as etapas, desde a geração até a separação e destino, tudo baseado na legislação ambiental”, explica o instrutor Laurindo Petelinkar.

Ele complementa que, no campo, os tipos de resíduos devem ter uma atenção especial. “Há peculiaridades dos resíduos rurais, que são os domésticos, ou aqueles gerados em barracões, oficinas mecânicas e medicamentos veterinários”, diz.

O produtor rural tem feito muito bem sua lição de casa. “No ranking mundial, o Brasil lidera em relação ao descarte correto das embalagens de defensivos, por exemplo. Todo setor do agro tem o mérito de projetar o país como o que mais devolve embalagem vazia para ser reciclada e ter a destinação correta. O produtor rural tem a responsabilidade de fazer a tríplice lavagem das embalagens vazias, armazenar e levar para os postos de recebimento. Mais de 94% de todas as embalagens primárias são devolvidas para a reciclagem”, ressalta o instrutor do Senar/MS.

Ficou interessado? Procure pelo sindicato rural do seu município e confira o calendário de cursos. CLIQUE AQUI para mais informações. Na editoria #MercadoAgropecuário você fica por dentro do tema desta semana: Conservação do Solo.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu

Matérias Relacionadas