Logo CNA

Sergipe

Despedidas, boas-vindas e emoção marcam Agro Encontro edição Formação Técnica
Whats App Image 2024 03 18 at 10 45 19

Enquanto uns se despediam da rotina acadêmica, novos alunos ingressavam ansiosos para garantir mais conhecimento e oportunidades no agro

19 de março 2024

Por: Ascom Faese/Senar

Fonte: Faese/Senar

O Agro Encontro Edição Formação Técnica foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE), no sábado (16), no auditório do Sest/Senat em Itabaiana/SE. O evento foi dividido em dois momentos: aula inaugural dos cursos técnicos em Agronegócio (Indiaroba, Tobias Barreto e Carira) e Zootecnia (Itaporanga D’ajuda); e formatura dos cursos técnicos em Agronegócio (Carira e Tobias Barreto), Fruticultura (Indiaroba) e Zootecnia (Itaporanga D’Ajuda e Porto da Folha) das turmas 2021.1 e 2022.1. Dos 92 alunos formados nestas ofertas, 47 participaram da solenidade de colação de grau.

Enquanto uns se despediam da rotina acadêmica, novos alunos ingressavam ansiosos para garantir mais conhecimento e oportunidades no agro. Dando as boas-vindas aos novos alunos, o engenheiro agrônomo Gilberto Bruno Oliveira conversou sobre “Desafios e oportunidades no mercado de trabalho na região SEALBA”, momento em que apresnetou informações valiosas sobre a produção agrícola da região, mas também sobre o perfil das pessoas que o mercado tem demandado, com interesse em aprender e contribuir com o setor.

Aluno da nova turma do curso Técnico em Agronegócio do polo de Itaporanga d’Ajuda, Anselmo Lima conta que escolheu o Senar pela credibilidade da instituição e o agronegócio por ser um dos setores mais importantes da economia. “O Agronegócio, hoje, no país desponta como uma grande perspectiva, não só para o aprendizado, mas também para os negócios”, conta.

Um dos pontos altos do evento, a cerimônia de formatura foi marcada por muita emoção, tanto da equipe que se empenhou para levar conhecimento, quanto dos profissionais que agora entrarão para o mercado de trabalho com o conehcimento necessário para executar a profissão que escolheu.

“Hoje, já sou técnico de campo. O Senar abre as portas e a gente busca as melhorias. O Senar, hoje, para mim significa uma evolução e futuro”, afirma Rodrigo Santos, Técnico em Fruticultura, que saiu de estoquista para vendedor na empresa de produtos agropecuários, após a formação técnica.

Layra Oliveira, técnica em Agronegócio, conta que o Senar chegou para somar em um dos momentos mais difíceis da sua vida e abriu caminhos para o seu sucesso no agro. “O Senar abriu portas que eu nunca imaginei na minha vida e para falar a verdade para vocês, eu estava em uma situação muito difícil de ansiedade. Então, assim, o Senar não forma somente profissionais, ele forma pessoas, capacita pessoas para ser melhores”, conta. A formação do curso técnico contribuiu ainda para que ela ingressasse no concurso da Emdagro.

O Agro Encontro também homenageou tutores, sendo representados por Rafaela Moura e Assistentes de Secretaria, com a representação do Polo de Carira Joel Ferreira. O Senar Sergipe forma profissionais para o mercado de trabalho, leva oportunidades para o jovem do campo, compactua com a qualidade da mão de obra, transforma vidas e realiza sonhos.

“O trabalho que o Sistema Faese/Senar tem feito é de excelência, melhorando o índice de empregabilidade. Nós temos um curso de dois anos, um curso com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), muitos técnicos se formaram e hoje, fazem projetos para o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, trabalham na área. Em Sergipe, o cenário é muito positivo, e o Senar tem feito um trabalho importante para o desenvolvimento do agronegócio”, afirma o assessor da presidência do Sistema Faese/Senar Braulio Augusto Lira, que representou o presidente Ivan Sobral.

Para conferir mais fotos acesse aqui.

Aula Inaugural da Formação Técnica

Matérias Relacionadas