Logo CNA

Debate aborda desafios do comércio eletrônico
Live HUB Edit

Tema foi discutido na quarta (23) pelo HUB CNA Digital

24 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (24/11/2022) – O Sistema CNA/Senar promoveu, na quarta (23), uma live para debater sobre o comércio eletrônico, um dos desafios lançados pelo HUB CNA Digital para que empresas de tecnologia encontrem soluções que ajudem os produtores rurais brasileiros na produção de alimentos.

O Hub CNA Digital, lançado em outubro deste ano, é um espaço físico localizado na capital do país, integralmente dedicado à inovação do setor agropecuário para contribuir com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os produtores. Saiba mais.

A live foi conduzida pelo coordenador do HUB CNA Digital, Heygler de Paula. Segundo ele, discutir comércio eletrônico é uma forma de mostrar que não são necessários tantos recursos para montar uma empresa e competir com uma rede de distribuição ou mercado.

O debate teve como convidado o fundador da Queijo D’Alagoa – MG, Osvaldo Filho, que compartilhou sua história e experiência com a venda de queijos e outros produtos por meio do comércio eletrônico.

Osvaldo Filho, fundador da Queijo D’Alagoa – MG Osvaldo Filho, fundador da Queijo D’Alagoa – MG

Ele contou que seu bisavô, Jeremias Sene, era tropeiro e transportava o queijo que produzia no lombo dos burros, embrulhado em folha de bananeira, dentro de um balaio de bambu e subia a Serra da Mantiqueira para vender o produto no Vale do Paraíba (SP).

Com o passar dos anos, Osvaldo teve a ideia de vender os queijos da família pela internet. Em 2009, entrou em contato com o Sebrae de Minas Gerais, montou um plano de negócio, se informou sobre o transporte de queijos pelos Correios, até que criou a marca Queijo D’Alagoa, se tornando pioneira na venda de queijo pela internet.

“Começamos o negócio devagar. Em dois meses vendemos apenas três peças. Hoje temos uma transportadora que faz a coleta dos produtos toda quarta-feira, outra que vem a cada 15 dias e outra esporadicamente. Mas a maior parte do queijo enviamos pelos Correios”, afirmou.

Osvaldo explicou que no início o maior desafio foi a logística de entrega dos queijos, principalmente para regiões mais distantes do município de Alagoa (MG). “O que me fez superar os desafios foi a paixão pelo o que a gente faz. O negócio digital beneficia pequenos produtores e fomenta a economia local e o turismo”.

Ao contrário de muitas empresas, a Queijo D’Alagoa – MG iniciou a venda dos queijos artesanais pelo comércio eletrônico. “Nossa loja física foi inaugurada em 2017. Fizemos um movimento reverso, nascemos no ambiente virtual e migramos para o físico”, disse.

Em relação aos desafios lançados pelo HUB CNA Digital, Osvaldo Filho destacou que a CNA está no caminho certo em chamar as empresas de tecnologias para buscar soluções e depois auxiliar o produtor rural, fazendo a ligação entre produto e consumidor.

Assista a live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=y-ot4XeecJU

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte