Logo CNA

Mato Grosso

Das três startups premiadas na 5ª edição do Start&UP, duas são do agro
Whats App Image 2022 10 08 at 08 36 02

Objetivo do programa é fomentar projetos inovadores no estado

14 de outubro 2022

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O AgriHub Space foi palco do Demoday na 5ª edição do Start&UP – Programa de Pré-Aceleração de Startup. O evento aconteceu dia 8 de outubro, no Space do Instituto AgriHub, em Cuiabá. O Demoday foi o momento que coroou todo o programa de pré-aceleração, onde os finalistas apresentaram suas startups para a comissão avaliadora, formada por investidores, e para a comunidade empreendedora de Mato Grosso, startupeiros, empreendedores tradicionais, pessoas interessadas em inovação e estudantes.

O programa é uma realização do Instituto AgriHub, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Sistema Educacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT). O objetivo do Start&UP é fomentar projetos inovadores e startups mato-grossenses que tenham ideia de modelo inovador.

Foram premiados três projetos, destes dois apresentaram soluções inovadoras para o agronegócio. Foram 88 inscritos, 33 selecionados e durante o processo foram classificados oito que ficaram para o Demoday. O programa de aceleração aconteceu de maneira híbrida, presencial e online, entre os meses de maio a outubro deste ano.

Entre as três startups premiadas estão: Mapa de Talentos - sportech focada no mercado de categorias de base do futebol; Rutech - plataforma de comercialização de máquinas agrícolas usadas e GR Pro Solutinons - agtech especializada em gestão agrícola, seja pecuária ou agricultura.

Em reconhecimento, as startups premiadas poderão usufruir do espaço físico “AgriHub Space” e ainda terão acesso a programas, eventos, ações e mentorias realizadas pelo Instituto AgriHub, além de outros prêmios oferecidos pelos demais realizadores.

“Para que novas soluções cheguem ao mercado e resolvam um problema real do produtor rural ou melhorem algum processo produtivo lá no campo, é necessário programas focados nas startups mais jovens, que estão ideando, validando ou começando suas operações. Esse é o papel do Start&UP: ajudar essas startups a começarem a sua jornada”, disse o líder agtech do AgriHub, Fábio Silva.

Durante cinco meses, as startups inscritas participaram de palestras, workshops, demoday e 50 horas de mentoria com profissionais de renome nacional. Também tiveram a oportunidade de debater e conhecer temas essenciais para uma startup como, por exemplo, validação e criação, modelos de negócio, mercados, conflitos, mitos e verdades, gestão de pessoas, vendas, marketing, Mindset, aspectos jurídicos, Media Training, entre outros assuntos.

Histórico do Start&UP - Desde a criação em 2018 até 2021, mais de 130 Startups já foram capacitadas pelo programa, mais de 400 empreendedores participaram, assim como projetos de mais de 25 cidades de Mato Grosso foram selecionados.

Metodologia do programa - A metodologia trabalha a pré-aceleração de Startups utilizando uma estrutura de Educação Empreendedora centrada em troca de experiências e práticas de mercado. O formato foi idealizado e validado em dezenas de projetos realizados de modo presencial e remoto. As atividades potencializam o mindset empreendedor de profissionais de qualquer segmento e trabalham a criação de negócios inovadores a partir de problemas, ideias e projetos científicos tecnológicos. Incluindo também a aplicação de ferramentas e métodos ágeis para validar demandas, identificar oportunidades, definir estratégias de mercado e desenvolver soluções sustentáveis (produtos e serviços).

Matérias Relacionadas