Logo CNA

Alagoas

Cursos do FAT têm início sob a supervisão do Senar Alagoas
Curso FAT

Aulas são uma exigência do Ministério do Trabalho, com o objetivo de evitar demissão de trabalhadores no período de entressafra da cana-de-açúcar

27 de abril 2022

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Sistema Faeal / Senar Alagoas

O Senar Alagoas deu início as primeiras turmas deste ano do programa do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com foco na realização de cursos de Formação Profissional Rural. As aulas tiveram início na última segunda-feira (25) nas usinas Santo Antônio e Camaragibe, ambas da Central Açucareira Santo Antônio, e seguem até o final de junho.

Na Usina Santo Antônio são 12 turmas do curso de Mecanização Agrícola, quatro de Cultura da Cana-de-Açúcar e duas de Administração Rural. Já na Usina Camaragibe são três turmas de Mecanização Agrícola e cinco turmas de Cultura da Cana-de-Açúcar.

Todos os cursos têm os módulos de Relações Interpessoais, Saúde e Segurança e Educação Ambiental, com 45h cada, formando uma carga horária total de 180h.

No curso de Cultura da Cana-de-Açúcar, os alunos aprendem sobre coleta de solo, escolha de variedade, seleção e tratamento de semente, adubação (química e orgânica), controle fitossanitário (Pragas e doenças) e colheita (corte, carregamento e transporte).

Já no curso de Mecanização Agrícola eles aprendem sobre legislação de segurança e saúde no trabalho e legislação de trânsito, identificação das fontes geradoras dos riscos à saúde do trabalhador, operação de máquina e implementos, inspeção, regulagem e manutenção, e aula prática.

O curso de Administração Rural é focado em temas como Patrimônio ou inventário, sucessão familiar, associativismo, agronegócio e mercado, entre outros relacionados a área.

Para a realização dos cursos são usados mecanismos de interatividade, criação coletiva e aprendizagem construída por meio de aulas diversificadas com dinâmicas de grupo, atividades lúdicas, vídeos, visitas técnicas, palestras e gincanas educativas.

“Com essas combinações, cria-se um ambiente de confiança e calor humano, facilitando a abertura e a aprendizagem de cada trabalhador”, destaca a coordenadora do Departamento Técnico do Senar Alagoas, Graziela Freitas.

Os cursos são uma exigência do Ministério do Trabalho, com o objetivo de evitar demissão de trabalhadores no período de entressafra da cana-de-açúcar. Todos os participantes recebem uma bolsa de estudos paga pelas usinas. Para realizar as capacitações, o Senar Alagoas utiliza recursos financeiros provenientes da contribuição previdenciária rural.

Matérias Relacionadas